Em maio de 2015 o Instituto Vladimir Herzog, em conjunto com o Instituto Patricia Galvão e em parceria com a ONU Mulheres, Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e Fundação Ford, realizou o I Seminário Internacional Cultura da Violência Contra as Mulheres. Na ocasião, mais de 20 especialistas de diversos países se reuniram nos dias 20 e 21 de maio no Sesc Pinheiros para tratar de temas como:
- Panorama global das culturas de violência contra as mulheres
- Perspectivas propositivas para uma cultura de não-violência contra as mulheres
- Juventude e a cultura da violência contra as mulheres
- O impacto dos meios de comunicação sobre a construção da cultura da violência contra as mulheres
- O papel da mídia na desconstrução da cultura de violência contra as mulheres
- Boas práticas no enfrentamento da cultura da violência contra as mulheres
- Desafios para mudar a cultura da violência contra as mulheres
- Por um pacto de não-tolerância à cultura de violência contra as mulheres
Agora todos esses conteúdos debatidos nos dois dias de seminário serão disponibilizados para o público, no final do mês de abril, no mesmo endereço de e-mail – www.scovaw.org. Todas as palestras e debates foram transcritos a fim de propiciar aos pesquisadores maior facilidade para encontrar temas e trechos específicos das palestras e mesas de debates. Além disso, os vídeos de depoimentos oferecidos por pessoas que participaram como ouvintes do Seminário também estarão disponíveis para o público.
O II Seminário Internacional Cultura da Violência Contra as Mulheres está previsto para ocorrer em 2017. Para conhecer informações sobre este e outros eventos, acompanhe nossa página no Facebook – Instituto Vladimir Herzog e nosso site – vladimirherzog.org.