No dia 31 de março, data que marca os 60 anos do golpe civil-militar, ocorrerá em São Paulo a 4ª edição da Caminhada do Silêncio pelas Vítimas de Violência do Estado, com o lema “Para que não se esqueça, para que não continue acontecendo”.
Neste ano, a concentração para o ato será realizada no antigo Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna, o DOI-Codi, a partir das 16h. Já a caminhada em direção ao Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos, no Parque Ibirapuera, está prevista para começar às 18h. Os participantes do ato poderão levar flores e velas, que serão depositadas aos pés do monumento junto com fotos das vítimas da violência de Estado.
A 4ª Caminhada do Silêncio é uma realização do Movimento Vozes do Silêncio, representado pelo Instituto Vladimir Herzog, o Núcleo de Preservação da Memória Política e a OAB-SP, com apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O evento faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo desde o ano passado, quando foi aprovado o Projeto de Lei nº 414/22, de autoria do vereador Antonio Donato (PT).
SERVIÇO
4ª Caminhada do Silêncio
Data: 31/03/2024
Horário: 16h (início da caminhada às 18h)
Local da concentração: Antigo DOI-Codi (Rua Tutóia, 921, Vila Mariana)
Destino final da caminhada: Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos (próximo ao Portão 10 do Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana)
Entidades apoiadoras
UNE – União Nacional dos Estudantes
OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo
Comissão Justiça e Paz de São Paulo
Apoio legislativo
Mandato Antonio Donato (PT)
Mandato Beth Sahão (PT)
Mandato Luna Zarattini (PT)
Apoio institucional
Realização
Instituto Vladimir Herzog
Movimento Vozes do Silêncio
Núcleo de Preservação da Memória Política
Secretaria Municipal de Direitos Humanos
Assessorias
Instituto Vladimir Herzog – Agência kubix
Antônio Sales | [email protected]
Ana Paula Lima | [email protected]