23/10/2012

Sobre o 4º Prêmio Jovem Jornalista

Compartilhar:

Cartaz_Pacheco2012_Marly_baixa4º Edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Até o dia 10 de setembro, estudantes de jornalismo de todo o país  inscreveram suas propostas de pauta sobre “As Comissões da Verdade no Brasil” no 4º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. As pautas selecionadas serão patrocinadas pelo Instituto Vladimir Herzog e a equipe que realizar a melhor matéria receberá um prêmio especial.

A inscrição pode ser individual ou em equipe de até três estudantes, com a participação obrigatória de um professor na elaboração da proposta. São os próprios estudantes que definem a mídia na qual o trabalho será produzido.

Uma banca julgadora formada por acadêmicos e jornalistas selecionará os melhores projetos de pauta, que serão apresentados ao público no dia 23 de outubro de 2012, em São Paulo, durante a cerimônia de entrega do 4º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão e do 34º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

A melhor matéria resultante dos projetos selecionados receberá um Prêmio Especial: a equipe realizadora e o professor orientador receberão uma viagem de quatro dias para Santiago, Chile, para visitar o Museu de la Memoria y los Derechos Humanos e outros lugares importantes que marcaram a história política desse país.

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão foi criado em 2009 com o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolver Cópia de 20121023-_MG_0326um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto até a realização final de uma reportagem. Tanto o processo quanto o produto são orientados por um professor da instituição de ensino do estudante e por um jornalista mentor designado pelo Instituto Vladimir Herzog, criador e organizador do Prêmio.

Trata-se de uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa, e a Vladimir Herzog, cuja vida foi dedicada a promover um jornalismo de qualidade, verdadeiro e, acima de tudo, responsável.

Conheça os premiados da noite:

Pauta: Escravos da Castanha
Estudantes: Laís Souza e Joana Zanotto
Universidade: Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Professor Mauro Cesar Silveira

Pauta: Olhar indigesto
Estudantes: Daniele C. Ramos Alexandre , Gabriel Ferreira Monteiro e Jessica Campos da Mota
Universidade: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Orientador: Professora Denise Paiero

 

Pauta: O assassinato do Padre Antônio Henrique: quatro décadas de impunidade e a retomada das investigações pela Comissão da Memória e Verdade de Pernambuco
Estudantes: Camilla Figueiredo e Débora Britto
Universidade: Universidade Federal de Pernambuco
Orientador: Professor Adriana Maria Andrade de Santana

Veja tudo sobre a 4º Edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

 

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Criado pelo Instituto Vladimir Herzog em 2009 e nomeado em homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, contemporâneo e amigo de Vlado, que atuou em importantes meios da imprensa nacional, de redator em O Estado de S. Paulo e Rádio Difusora a diretor na TV Globo e é conselheiro do IVH. O objetivo do Prêmio, caro a ambos, é oferecer aos estudantes de Jornalismo de todo o país a oportunidade de realizar um trabalho prático e reflexivo, desde o projeto de pauta até a realização final de uma reportagem, além de proporcionar o desenvolvimento de consciência crítica pelos direitos humanos. O Prêmio Jovem Jornalista é apoiado por profissionais que fazem parte da História do Jornalismo brasileiro e chega em 2014 à sua sexta edição, recebendo grande números de ideias e talentos para a grande responsabilidade social do Jornalismo.

 

Compartilhar:

Pular para o conteúdo