DOE AGORA

Veja os videos sobre as Rodas de Conversa do 34º e 35º Prêmio Vladimir Herzog

Veja os videos sobre as Rodas de Conversa do 34º e 35º Prêmio Vladimir Herzog

As Rodas de Conversa são encontros realizados entre os vencedores do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, aberto aos estudantes, entre os quais os que recebem o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. Os premiados debatem suas matérias, falando das dificuldades e surpresas que sugiram ao longo da reportagem, realizando um verdadeira troca de experiências. As Rodas foram conduzidas pelos jornalistas Angelina Nunes, Aldo Quiroga e Sérgio Gomes, que mediaram os depoimentos e troca de idéias.

Esses encontros constituem oportunidades únicas para reunir grandes profissionais da comunicação e estudantes de jornalismo de diferentes partes do país para um debate voltado totalmente para a execução de matérias jornalísticas.

Roda de conversa do 34º Prêmio Vladimir Herzog

Noticia: Oboré
22/10/2012

Nesta terça-feira (23/10/2012), os jornalistas premiados no 34° Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos irão se reunir para conversarem sobre os bastidores e o processo de produção de seus trabalhos vencedores.

A Roda de Conversas ocorrerá das 15h às 17h, na sala 117 A do prédio novo da PUC – ao lado do Teatro da Universidade Católica (TUCA), onde, a partir das 19h30, será realizada a cerimônia de entrega do prêmio aos ganhadores nas nove categorias.

É a primeira vez no Brasil que jornalistas se reúnem em um prêmio de imprensa para conversarem sobre seus trabalhos. A iniciativa reforça a importância do Projeto 1000 em 1, que vem reunindo estudantes universitários de todo o Brasil para entrevistarem, no decorrer de um ano, os jornalistas autores de mil matérias premiadas.

Também faz parte da tríade proposta pela comissão organizadora do Prêmio Vladimir Herzog: que os candidatos a esses prêmios enviem, no ato da inscrição, um relatório sobre como foi produzida a pauta; que a escolha dos vencedores seja feita publicamente; e que os ganhadores se comprometam a participar de um bate-papo sobre a realização do trabalho agraciado.

 

 

Roda de conversa do 35º Prêmio Vladimir Herzog

Noticia: Oboré

23/10/2013

Na manhã de terça (22/10/13), pela segunda vez em sua história, o Prêmio promoveu uma Roda de Conversa entre seus vencedores. A troca de experiências entre os participantes se deu na Sala dos Espelhos, no Memorial da América Latina, e contou com transmissão pela internet feita pela TV PUC.

Mediado pelos jornalistas Aldo Quiroga (PUCSP/TV Cultura), e Angelina Nunes (Abraji/Globo), o emocionado bate-papo reuniu 14 jornalistas, que, de forma apaixonada construíram uma verdadeira aula de bom jornalismo:

Participaram: José Raimundo e Caio Cavechini, da TV Globo; Bianca Vasconcellos, Gustavo Minari e parte da equipe de reportagem da TV Brasil; Matheus Leitão, da Folha de S.Paulo; Marilu Cabanãs e Anelize Moreira, repórteres da Rádio Brasil Atual; Allan Costa Pinto, repórter fotográfico da Tribuna do Paraná; Kleber Soares, ilustrador no Correio Braziliense; Wagner William, repórter da revista Brasileiros; Janaína Garcia, do Portal UOL; Ismael Xavier, do Diário do Pará; e Fausto Salvadori Filho, da revista Apartes.

Ainda estiveram presentes Nemércio Nogueira, diretor do Instituto Vladimir Herzog, Guilherme Alpendre, diretor-executivo da Abraji, estudantes de jornalismo vencedores do 5º Prêmio Fernando Pacheco Jordão e Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e coordenador do evento.

O Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovido e organizado por onze instituições: Associação Brasileira de Imprensa – Representação em São Paulo – ABI/SP; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo; Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.