03/02/2014

Ziraldo e Zélio assinam posteres da edição 2014 dos prêmios Vladimir Herzog e Jovem Jornalista

Compartilhar:

Depois de peças assinadas por artistas do calibre de Elifas Andreatto (2012) e Laerte (2013), o convidado deste ano para a criação do  cartaz do 36º Prêmio Vladimir Herzog foi Ziraldo. Tarefa aceita, o material está em criação e será finalizado em março. De acordo com o cronograma de atividades da Comissão Organizadora, o regulamento será divulgado em meados de abril e as inscrições para esta edição estão previstas para o mês de junho.

Ano passado, o desafio de falar com a juventude foi encarado pelo cartunista Paulo Caruso. Neste ano, para o traço do cartaz que ajudará a mobilizar os futuros jovens jornalistas, o convidado foi o artista gráfico Zélio.  A versão final do poster do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão estará pronta ainda em fevereiro, para distribuição imediata às escolas de Jornalismo de todo o Brasil.

Zélio Alves Pinto é pintor, jornalista, escritor, caricaturista e ilustrador. Foi um dos fundadores do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (1974) e dirigiu o Departamento de Museus e Arquivos do Estado de São Paulo, onde coordenou a construção da sede do Arquivo do Estado. Foi secretário-adjunto da Secretaria da Cultura na gestão Mário Covas (1996).

Ziraldo Alves Pinto é cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, desenhista e jornalista. Criador da Turma do Pererê, os primeiros quadrinhos totalmente a cores no Brasil e de personagens famosos como Jeremias, o Bom, a Supermãe e o Menino Maluquinho. Mineiros de Caratinga, os irmãos Zélio e Ziraldo fundaram, em 1969, juntamente com outros humoristas, um dos mais importantes jornais alternativos da História da imprensa brasileira, O Pasquim.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo