DOE AGORA

Violência contra jornalistas é regra no Brasil

Violência contra jornalistas é regra no Brasil

Com informações da Deutsche Welle

Segundo a Sociedade Interamericana de Imprensa, ataques a jornalistas são exercidos “em múltiplas formas” e provêm de diversos setores. Os casos mais frequentes incluem abusos físicos, ameaças, insultos intimidações e vandalismo.

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) lançou um relatório sobre os casos de agressão e ameaças a imprensa, vindos, em grande parte, da polícia. No documento, a entidade denuncia a impunidade desses crimes e faz um alerta ao Brasil. Para a SIP, os casos de violência contra jornalistas no Brasil são rotineiros e fazem parte da regra; não da exceção.

De acordo com o texto, ataques a jornalistas são exercidos “em múltiplas formas” e provêm de diversos setores. Os casos mais frequentes incluem abusos físicos, ameaças, insultos intimidações e vandalismo. “A violência é realizada em grande medida pela polícia, que deturpa suas funções e demonstra total falta de preparo para cumprir as suas atividades durante a cobertura de imprensa”, diz o relatório.

Uma outra pesquisa, da Associação Nacional de Jornais (ANJ), mostra que, no período analisado pela SIP – de outubro de 2016 até fevereiro último, 14 casos de agressões físicas, quatro de ameaças, dois de intimidação, três de vandalismo e cinco de ofensas foram registrados no Brasil.

Um exemplo de intolerância em relação à liberdade de imprensa mencionado no relatório é o ataque à sede da Rede Gazeta de Vitória, no Espírito Santo, na madrugada do dia 9 de fevereiro. O prédio da empresa recebeu quatro tiros que não feriram ninguém, mas, durante vários meses, a entidade e seus funcionários foram vítimas de ameaças devido à cobertura da greve da polícia que paralisou o estado.

A SIP denuncia ainda a impunidade dos crimes contra jornalistas, apontando que a polícia é incapaz de investigar e denunciar os casos, e a Justiça, “lenta e ineficaz”. Com sede em Miami, a SIP é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à defesa e à promoção da liberdade de imprensa e de expressão nas Américas.

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing