11/06/2014

Um exemplo empresarial

Compartilhar:

11/06/2014

Outras empresas talvez adotem postura semelhante, mas, a nosso conhecimento, a única que possui uma política escrita de direitos humanos, com 19 páginas e postada publicamente em seu site, é a mais que centenária Gás Natural Fenosa, que teve início em Barcelona em 1843 e atua no Brasil desde 1997 por meio das companhias CEG, CEG RIO e Gás Natural SPS, distribuidoras de gás no Estado do Rio e na região Sul de São Paulo.

A política, que descreve as diretrizes de direitos humanos da empresa, encontra-se no site e explicita os compromissos que a Fenosa assume com seus funcionários e com terceiros que com ela se relacionam.

Entre os compromissos enumerados pela política da Fenosa junto a seus funcionários estão: evitar práticas discriminatórias ou que inferiorizem a dignidade das pessoas ; erradicar o uso de trabalho infantil; facilitar a liberdade de associação e negociação coletiva; proteger a saúde das pessoas; e oferecer emprego digno.

A seguir são especificados os compromissos com as pessoas vinculadas a fornecedores, contratantes e empresas colaboradoras, bem como com as comunidades próximas às instalações da empresa.  E a Fenosa se compromete ainda expressamente a apoiar e promover publicamente o respeito pelos direitos humanos.

Para os que, como nós, advogam pelos dos direitos humanos, essa atitude da Fenosa constitui sem dúvida um exemplo a ser seguido por outras empresas, uma vez que são essas as organizações que congregam maior número de pessoas em todo o mundo e são, portanto, o mais poderoso veículo de respeito efetivo a tais direitos e também de sua ampla divulgação e internalização pelas pessoas.

 

Compartilhar:

Pular para o conteúdo