Thais B. Oliveira
08/09/2021

Thais B. Oliveira (posteriormente Thais Helena Oliveira Costa)

Compartilhar:

Estudante do último ano de Jornalismo na Faap em 1975, eu trabalhava como revisora do Estado de S. Paulo e do Jornal da Tarde. Fiz 22 anos no fim daquele ano e me formei. Entrei em contato com a repressão assistindo às prisões de colegas – profissionais com endereço conhecido e empregados nos principais veículos da imprensa – que eram levados de suas casas, sem acusação formalizada, sem mandado, de forma obscura e para local não sabido. Ouvíamos relatos de tortura e desaparecimento. Meu turno na revisão era noturno, portanto relativo ao noticiário mais quente dos dois jornais da casa. Reinava um clima de angústia misturada com expectativa e medo. Ao mesmo tempo a revisão era unida e todos eram solidários ao que estavam passando outros colegas. Os cerca de vinte profissionais da turma da noite eram muito próximos. Quando um de nós recebia para revisar uma notícia que dissesse respeito à repressão, prisão ou algo relacionado, imediatamente chamava os demais e compartilhava, fazíamos uma rodinha, comentávamos. O medo era o principal ingrediente daquelas conversas. Temíamos pela integridade física de nossos colegas.

Na faculdade, alguns professores foram presos na mesma época de Vlado e nos fizeram relatos emocionados do que haviam passado. Não eram ativistas de esquerda, mas suas convicções políticas eram consideradas perigosas ao Estado. Não havia liberdade de pensamento. Entre eles, Rodolfo Konder, George Duque Estrada, Marco Antonio Rocha. Éramos todos testemunhas do arbítrio, da falta de legitimidade das forças de repressão, do desrespeito aos direitos básicos de ir e vir, pensar e se expressar.

Eu frequentava o Sindicato dos Jornalistas e deve ter sido ali que assinei o documento de repúdio ao assassinato de Vlado. Sua morte, em outubro, havia caído como uma bomba no meio estudantil e representou um marco na história recente do país. Um país do qual não nos orgulhávamos, mergulhado nas trevas da obscuridade.

2/4/2021.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo