26/10/2017

Roda de Conversa reúne vencedores do 39º Prêmio Vladimir Herzog

Compartilhar:

Pelo sexto ano consecutivo, autores das obras selecionadas pelo júri contarão os bastidores, os métodos e as técnicas utilizadas em todo o processo de realização de suas matérias.

Os jornalistas e artistas do traço e fotos que tiveram suas obras escolhidas pela comissão organizadora do 39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estarão reunidos em São Paulo para a 6ª Roda de Conversa, que acontece no dia 31 de outubro, das 14h às 18h, no Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes).

O evento é voltado especialmente aos alunos dos cursos de Comunicação e tem o propósito de compartilhar conhecimento sobre os métodos e técnicas de reportagens, desde a elaboração das pautas até a apuração, fontes e entrevistas.

A Roda de Conversa é uma iniciativa das entidades que fazem parte da Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog, são elas: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio), Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Coletivo Periferia em Movimento, Conectas Direitos Humanos, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Instituto Vladimir Herzog, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Além delas, o evento tem o apoio da TV PUC e da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP).

A coordenação é do jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, coordenador do Projeto Repórter do Futuro e conselheiro do Instituto Vladimir Herzog. A produção é de Aldo Quiroga, professor e jornalista da TV Cultura, de São Paulo, e Ricardo Matias, coordenador da TV PUC. A mediação, assim como ocorreu nos últimos anos, será dos professores e jornalistas Angelina Nunes e Paulo Oliveira.

A atividade será transmitida online por um “PUL – Pacto de Unidade na Luta” de emissoras públicas, privadas, comunitárias e acadêmicas, o que permite que ela possa ser acompanhada em tempo real em todo o país. O link para essa transmissão será divulgado em breve.

Durante a Roda de Conversa, acontece ainda a diplomação das equipes vencedoras do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. O prêmio, que está em sua 9ª edição, é destinado a estudantes de Jornalismo de todo o Brasil e, neste ano, teve o seguinte tema: “Sob a ponta do iceberg: revelando a violência contra as mulheres que ninguém vê”. 110 equipes enviaram suas propostas de pauta e as dez melhores foram selecionadas para produzirem suas reportagens sob a orientação de um professor da instituição de ensino e de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. As reportagens produzidas serão apresentadas no dia 30 de outubro e no dia seguinte acontece a diplomação dos estudantes.

Confira a seguir a lista com os profissionais que estarão presentes na 6ª Roda de Conversa do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos:

Simanca
Jornal A Tarde – Salvador/BA

Bruno Nobru
Agência Pública – São Paulo/SP

Fábio Teixeira
VICE – São Paulo/SP

Nelson Antoine
Portal da Band – São Paulo/SP

Claudia Rocha
Ponte Jornalismo – São Paulo/SP

Gabriel Jacobsen
Rádio Guaíba – Porto Alegre/RS

Hebert Araújo
Rádio CBN João Pessoa – João Pessoa/PB

Ângela Bastos
Diário Catarinense – Florianópolis/SC

Thiago Reis
G1 – São Paulo/SP

Patrick Camporez Mação
Agência Pública – São Paulo/SP

Adriana Bernardes
Correio Braziliense – Brasília/DF

André Borges
O Estado de S. Paulo – São Paulo/SP

Bruno Della Latta
TV Globo – São Paulo/SP

Gabriela Pimentel
TV Record – São Paulo/SP

[divider height=”30″ style=”default” line=”default” themecolor=”1″]

Roda de Conversa com os vencedores do 39º Prêmio Vladimir Herzog
Data: 31/10
Horário: Das 14h às 18h
Local: Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes, São Paulo/SP)
Entrada aberta e gratuita
Os alunos presentes receberão um certificado!

Compartilhar:

Pular para o conteúdo