DOE AGORA

Quatro anos sem Valério Luiz

Quatro anos sem Valério Luiz

O assassinato do jornalista esportivo Valério Luiz, completou, no último dia cinco de julho, quatro anos. Morto a tiros quando saía da rádio onde trabalhava, em Goiânia, Valério Luiz Oliveira exercia há mais de 30 anos a profissão de cronista esportivo em Goiás, seguindo os passos de seu pai, que também trabalhou nas emissoras do estado, cobrindo noticias sobre esportes.
Em 2010 Valério começou a publicar críticas à gestão de futebol do Clube Atlético Goianiense, abrangendo os patrocinadores da equipe e o vice-diretor de futebol. Entre as críticas estavam a compra de resultados, acordos com torcedores do clube para exercer pressão sobre a comissão técnica, jogadores e a própria diretoria e uso de drogas nas concentrações.
As investigações da Policia Civil comprovaram que o mandante do crime fora o ex-vice-presidente de futebol do Atlético Goianiense, Maurício Borges Sampaio.

Na tarde do último dia 6 seu filho, Valério Luiz Filho, publicou um texto em sua página pessoal contando sobre o andamento do caso:

“Amanhã, 05 de julho, completam-se 4 anos desde o assassinato do meu pai, o jornalista Valério Luiz de Oliveira. As investigações terminaram em fevereiro de 2013, concluindo que o crime se deu por causa de críticas à diretoria do Atlético Clube Goianiense, em especial ao então Vice-Presidente e atual Presidente, Maurício Borges Sampaio. Maurício e mais quatro (o PM Ademá Figuerêdo, o PM Djalma da Silva, o faz-tudo Urbano Malta e o açougueiro Marcos Vinícius) acabaram denunciados pelo homicídio.
Percebo que o tempo decorrido desde então cria nas pessoas a falsa impressão de que o crime não se desvendou ainda. Se desvendou, sim. Toda a demora a partir de fevereiro de 2013 advém dos trâmites do processo no Judiciário, já que todas as oportunidades de defesa estão sendo dadas aos réus. Atualmente, estão mandados a Júri pelas duas instâncias do Tribunal goiano e recorrem a Brasília. Acompanho pessoalmente os recursos no STJ e no STF, pro Júri ser marcado o quanto antes.
Nunca pensei passar pelo que passei, e no dia da tragédia não tinha dimensão do impacto que teria sobre minha vida. Isso tanto pela perda quanto pelas enormes resistências contra nossa busca por justiça. A raiz do poder é ter aliados, e os assassinos tinham vários, que foram sistematicamente acionados à medida que avançávamos. Tivemos que enfrentar advogados, policiais, juízes, um delegado e até profissionais da imprensa. Aos poucos vi como o mal se infiltra no Estado e na sociedade organizada.
Essa luta fez com que nos organizássemos e buscássemos nossas armas. Muitas vitórias vieram, e não só pra minha família. Nossa militância contribuiu para que 4 casos não solucionados aqui no âmbito estadual fossem federalizados pelo STJ (IDC-3); para que a assistência às vítimas de violência enfim começasse a entrar nos debates públicos; para que o CNJ aposentasse um juiz ímprobo e fizesse o Tribunal finalizar o concurso pra cartórios, substituindo todos os interinos de Goiânia por concursados.
Amanhã faremos, como nos últimos 3 anos, uma caminhada pelo centro, em memória do ocorrido, em memória do meu pai, e em memória do nosso lado na luta: a liberdade de expressão e a vida. Não ficarei sentado esperando autoritários espalharem seus tentáculos pelo Estado que deveria me proteger. Jamais apoiarei a opressão, seja dos que matam de cara limpa ou dos que usam a farda, a toga ou a carteira pra isso. E tenho muito orgulho do pouco que conseguimos fazer até agora.”

valerio_luiz

Relembramos o caso, com a matéria sobre a visita de Valério Luiz Filho ao Instituto Vladimir Herzog. (clique aqui)

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing