12/08/2013

Cartaz do 34° Prêmio Vladimir Herzog

Compartilhar:

Elifas Andreato assina pôster de divulgação do Prêmio Vladimir Herzog

A comissão organizadora do 34º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos elegeu por unanimidade o pôster que será usado na divulgação da edição deste ano da premiaçãoA obra eleita é uma reprodução de “Guernica Brasileira”, que protesta contra o assassinato do jornalista, exposta pela primeira vez em 1981, durante as comemorações do centenário do nascimento de Pablo Picasso. De autoria do artista plástico Elifas Andreato, uma referência no meio intelectual, jornalístico e artístico nacional, a obra é considerada importante expressão da história política brasileira representada na figura de Vladimir Herzog.

Participaram do concurso profissionais das áreas de design, criação, artes gráficas e plásticas. Além de ser a marca visual do prêmio, o trabalho rendeu ao autor R$ 500,00 em dinheiro.

A comissão responsável pela organização do Prêmio Vladimir Herzog e que selecionou o pôster para a divulgação de sua 34ª edição é formada por onze entidades: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Associação Brasileira de Imprensa – Representação em São Paulo – ABI/SP; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo; Instituto Vladimir Herzog; Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo – OAB/SP, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.  Mais informações serão divulgadas no site www.vladimirherzog.org. 

 

Prêmio Vladimir Herzog

Desde a sua primeira edição, em 1979, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos reconhece e premia jornalistas que, através de seu trabalho, colaboram com a promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais. Anualmente são premiadas nove categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet e uma categoria especial – o  tema de 2012 é “Criança em situação de rua”, aberta a todas as mídias.

Sobre o Instituto Vladimir Herzog:

O Instituto Vladimir Herzog foi constituído em 25 de junho de 2009 com a missão de contribuir para a reflexão e produção de informação que garanta o direito à vida e o direito à justiça. Organização sem fins lucrativos e com neutralidade político-partidária, o Instituto Vladimir Herzog busca atingir seus objetivos baseando suas ações em três pilares: Preservar, Construir e Compartilhar. Mais informações podem ser encontradas no site www.vladimirherzog.org

Compartilhar:

Pular para o conteúdo