05/10/2022

Projeto de Educação em Direitos Humanos propõe fortalecimento coletivo de mulheres

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog está dando início à nova fase do Usina de Valores, projeto de disseminação de valores democráticos e de direitos humanos, uma iniciativa da área de Educação em Direitos Humanos. Na etapa atual, as atividades formativas propõem interação entre educadoras, mães e outras mulheres para fortalecer redes de proteção em três territórios que apresentam alta taxa de vulnerabilidade social, em São Paulo, na Grande Vitória e na Baixada Fluminense.

As três turmas, com 25 participantes cada, irão percorrer percursos formativos ao longo de cinco encontros, entre setembro e novembro de 2022. “A ideia é que a gente possa criar espaços seguros de fala e escuta, para que a gente reflita sobre os diversos tipos de violência que nos cercam e o quanto isso nos atinge, seja individualmente, seja coletivamente“, explica Lidia Maria de Lima, supervisora pedagógica do projeto.

A partir da identificação da violação de direitos pelo grupo, o projeto pretende, principalmente, possibilitar compromissos coletivos pela proteção de crianças,  adolescentes e mulheres no território. “Depois de identificarmos as violências, é importante que a gente consiga perceber que não estamos sós, que há espaços de proteção ao redor, e que a gente crie um compromisso de proteção entre nós”, pontua Lidia. 

Em parceria com entidades atuantes em cada território, o Usina de Valores propõe um mapeamento conjunto da rede de proteção local. Espera-se que, ao final do processo, as participantes possam se reconhecer como promotoras de direitos humanos a partir da atuação que já desempenham em seus territórios. A pedagoga Lidia Maria finaliza:

“O processo formativo pretende criar um ambiente mais seguro e de solidariedade entre nós, em que haja de maneira muito efetiva a possibilidade de se fazer valer os direitos das mulheres, das crianças e dos adolescentes”

Atividade formativa do Usina de Valores em Cidade Tiradentes, São Paulo

O Instituto Vladimir Herzog acredita na potência multiplicadora do processo formativo de educação em direitos humanos para agentes sociais, que podem combater a naturalização da violência e a cultura do ódio com práticas de diálogo e engajamento político, no sentido de fortalecer a democracia e a dignidade humana.

Conheça o percurso formativo

  • Encontro 1 – O que é violência?
  • Encontro 2 – Eu = mulher e as violências
  • Encontro 3 – Eu = mãe – e as violências que cercam os meus e os nossos
  • Encontro 4 – Nós e o entorno: espaços de atenção e proteção
  • Encontro 5 – Nós e o entorno: espaços de atenção e proteção

Importância das trocas e territorialidade

As atividades serão registradas em um vídeo-documentário, o qual constitui parte do processo formativo. Como encerramento do projeto, está prevista a exibição simultânea do teaser do filme a todas as turmas e parceiros, por meio de uma transmissão ao vivo. O objetivo é propiciar a troca de experiências e apropriação do conhecimento construído, além de posteriormente inspirar outras ações semelhantes.

A transversalidade de saberes tem papel central nas atividades formativas de educação em direitos humanos do Instituto Vladimir Herzog, ressalta a coordenadora educacional da área Crislei Custódio:

“Não pretendemos apenas apresentar conteúdos, mas sim proporcionar o cruzamento de saberes e vivências, para que o conhecimento seja construído coletiva e processualmente”. 

A partir de materiais desenvolvidos por especialistas para as atividades, o projeto propõe a articulação entre diferentes esferas da comunidade, principalmente na relação família e escola. Segundo Crislei, a intenção para os encontros é que sejam, acima de tudo, “espaços de diálogo, de vivência do respeito mútuo e da escuta ativa”.  

Em cada território, o Instituto Vladimir Herzog conta com a parceria fundamental de entidades presentes nos locais para realizar e articular o projeto: Ação Comunitária Senhor Santo Cristo, no bairro Cidade Tiradentes, em São Paulo; +Nós, no distrito de Duque de Caxias, Baixada Fluminense; e Instituto Gênesis, na Grande Vitória.  

Sobre o Usina de Valores

Apesar de estar sendo realizado pela primeira vez com foco nas mulheres, o projeto Usina de Valores acontece desde 2018 para disseminar valores democráticos e de direitos humanos, se aliando à promoção de uma cultura de paz e enfrentamento ao aumento da violência e discursos de ódio. Os valores que baseiam o projeto são: Bem-Viver, Escuta Ativa, Co-Existir na Diferença, Engajamento Político e Dignidade Humana. Acompanhe o desenvolvimento das iniciativas pelos perfis do Instituto Vladimir Herzog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo