Educação em Direitos Humanos

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: POR ESCOLAS E TERRITÓRIOS LIVRES DE VIOLÊNCIAS

Há 10 anos, as ações de Educação em Direitos Humanos (EDH) têm expandido a missão e os valores do Instituto Vladimir Herzog para escolas e territórios, estimulando a cidadania na promoção de uma cultura de direitos humanos e do bem-viver.

Atuamos na criação e desenvolvimento de estratégias educativas para disseminação dos valores dos direitos humanos nas práticas cotidianas, por meio da formação de formadores/as, no sentido de contribuir para que escolas e comunidades se vejam livres de violências e de expressões do autoritarismo.

A EDH é fundamental na construção de uma sociedade democrática e pautada pelos valores dos direitos humanos, como dignidade, justiça, igualdade e equidade. Na perspectiva da EDH, eles só podem ser aprendidos a partir da vivência de práticas dignas, justas, igualitárias e equânimes.

Nossa sólida atuação na área contribui com três dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU: Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Cidades e Comunidades Sustentáveis. Também nos comprometemos e nos alinhamos ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e às Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. A partir dos documentos norteadores, a área de EDH abrange cinco frentes: Educação Básica, Educação Não Formal, Ensino Superior, Justiça e Produção de Conteúdo.

Já alcançamos mais de 11 mil educadores/as e 1,5 mil escolas da Educação Básica, por meio da metodologia Respeitar é Preciso!, e mais de 2,5 mil educadores/as e atores da Educação Não Formal, por meio da metodologia Usina de Valores, desenvolvida em periferias de grandes cidades brasileiras. Os conteúdos online relacionados registram mais de 2 milhões de acessos.

No Ensino Superior, desenvolvemos a Especialização em Direitos Humanos e Lutas Sociais, em parceria com a Unifesp, e o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos (PRADH), em parceria com a Unicamp.

1.500

Escolas

13.600

educadores/as alcançados/as

5

Comunidades Periféricas
RS, PE, RJ, BA, SP

2 milhões

Ações em Educação em Direitos Humanos

Pular para o conteúdo