13/09/2021

Prêmio Dois Paulos homenageia Clarice Herzog, Krenak, Chico Buarque e Marielle

Compartilhar:

Premiação que homenageia os centenários de Paulo Freire e Dom Paulo Evaristo Arns acontece nesta terça, 14 de setembro, às 19h

A Comissão Pró-Centenário de Dom Paulo Evaristo Arns, da qual o Instituto Vladimir Herzog faz parte, reverencia os 100 anos do nascimento de duas grandes figuras da história brasileira com a entrega do Prêmio Dois Paulos. O evento será transmitido online no dia 14 de setembro, a partir das 19h, pela TV PUC-SP e pelo canal do Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP. 

A iniciativa presta homenagem a Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal e arcebispo emérito de São Paulo, e ao educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Para celebrar o duplo centenário, será promovida a primeira e única edição do Prêmio Dois Paulos. Serão 100 homenagens, incluindo algumas in memoriam, pelos 100 anos de trajetória destas duas fundamentais referências na defesa dos direitos humanos e da democracia brasileira. 

Entre os premiados, Clarice Herzog, presidente do IVH, será homenageada na categoria Mulheres, com referência especial ao trabalho realizado pelo Instituto. Outros conselheiros do IVH também foram contemplados, como o jornalista Juca Kfouri na categoria Imprensa Livre e o artista visual Elifas Andreato na categoria Artes. O evento será apresentado por Cris Dias (Pedagogia Hip-Hop) e Luzia Cantal (Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP) e contará com intervenções artísticas de Chico Salem, Manuela Freua e Cia. do Tijolo. 

Outros destaques da premiação: Chico Buarque na categoria Cultura; Ailton Krenak e Sônia Guajajara na categoria Povos Originários; Marielle Franco e Aldir Blanc entre os premiados in memoriam. 

As categorias e premiados foram definidos por representantes das instituições que compõem a Comissão Pró-Centenário de Dom Paulo Evaristo Arns: PUC-SP, Pastoral Operária Metropolitana de São Paulo, Comissão Arns, Comissão de Justiça e Paz, Instituto Vladimir Herzog, Instituto Padre Ticão, Rede de Apoio Covid, Frente Inter Religiosa dom Paulo Evaristo Arns, Oboré, Linhas de Sampa, ABI, Escritório Modelo dom Paulo Evaristo Arns, Articulação Brasileira pelo Pacto Educativo Global. 

Confira a programação completa das homenagens aos centenários de dom Paulo Evaristo Arns e de Paulo Freire

13 de setembro 

10h | Sessão Solene no Senado 

14h | Audiência Pública na Câmara Federal 

14 de setembro 

7h30 | Jornal da Manhã – Rádio Brasil Atual e TVT 

10h | Missa na Catedral 

12h30 | Placa na Praça Vladimir Herzog 

15h | Manifesto da Frente Inter Religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz 

19h | Celebração – Prêmio Dois Paulos 

15 de setembro 

14h | Tardes Freirianas – Pedagogia da Coragem e da Esperança em Dom Paulo Evaristo Arns e Paulo Freire 

18 de setembro 

10h | Abertura do espaço dedicado a dom Paulo Evaristo Arns no Memorial do Corinthians 

19 de setembro 

18h | Lançamento do áudio documentário “Dois Paulos na Paulicéia” 

20 de setembro 

14h | Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo (presencial)

Compartilhar:

Pular para o conteúdo