DOE AGORA

Jornalista ameaçado

Jornalista ameaçado

Vlado_proteção-aos-jornalistas

Notabilizado há anos principalmente por seu trabalho de denúncia e combate contra o trabalho escravo em empresas, o jornalista Leonardo Sakamoto está sendo vítima da publicação de uma entrevista apócrifa e de ofensas e ameaças à própria vida, pelas redes sociais, de parte de indivíduos que se abrigam sob o “anonimato público” da internet.

A propósito, a ABRAJI-Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo publicou a nota abaixo transcrita, que contém um link para o blog do próprio Sakamoto no UOL Notícias, no qual ele descreve e comenta todo o episódio.

Ameaças a Leonardo Sakamoto devem ser investigadas

A Abraji se solidariza com o jornalista Leonardo Sakamoto, que tem sido alvo de uma avalanche de ameaças on-line. Os ataques começaram após a divulgação de uma falsa entrevista com ele (leia mais aqui). O Facebook tirou do ar perfis de usuários com mensagens de ódio contra o jornalista, que recebeu nos últimos dias 37 ameaças de morte.

Cópias dos registros de ameaça foram entregues ao procurador federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Rios, da Procuradoria-Geral da República. O jornalista também afirma que adotará medidas judiciais em relação aos autores da falsa entrevista.

A Abraji espera que as autoridades apurem o caso com rapidez e identifique os responsáveis pelas ameaças contra o jornalista. A impunidade em casos como este serve de estímulo para que mensagens de ódio se transformem em crimes violentos.

Diretoria da Abraji, 12.fev.2016

O Instituto Vladimir Herzog, que tem entre seus principais valores a defesa da liberdade de expressão, aplaude e endossa essa manifestação da ABRAJI, acrescentando sua própria condenação veemente ao mau uso daquela liberdade, tanto pelo jornal que publicou uma entrevista falsa atribuída a Sakamoto, como por aqueles que, iludidos pelo jornal, ultrapassam venenosamente os limites da crítica e avançam pelo perigoso terreno das ofensas e ameaças públicas à integridade física e à própria vida do jornalista.

A internet é como uma arma, não tem moral. Pode ser usada para o bem ou para o mal, dependendo de quem e como a empunha.  E potencializa qualquer manifestação individual. Por isso, especialmente a quem a utiliza se impõe o dever de respeito à liberdade de expressão alheia, como na afirmação atribuída a Voltaire: “Desaprovo o que você afirma, mas defenderei até a morte seu direito de afirmá-lo”.

 

Links sobre o caso:

 

Blog do Sakamoto         Portal Imprensa

 

You, my friend, are a big organism get amoxicillin online no prescription as an adult human, you have three to four pounds of beneficial bacteria and yeast living within your intestines where to buy amoxil. You, my friend, are a big organism buy ampicillin no prescription some scientists have linked non-steroidal, anti-inflammatory drugs (nsaids) such as naproxen and ibuprofen to the problem buy antibiotics without prescription back in the 1950s, two researchers in albany, new york, worked to develop an antimicrobial drug from a substance produced by a soil-based fungus. You, my friend, are a big organism order azithromycin online this practice not only possibly contributes to antibiotic resistance in humans buy baclofen no prescription. You, my friend, are a big organism buy ciprofloxacin no prescription however, every time you swallow antibiotics, you kill the beneficial bacteria within your intestines purchase neurontin online so, it should come as no surprise that weight gain counts as one of the telltale signs of antibiotic damage and subsequent yeast overgrowth.