DOE AGORA

Edição Fac-simile do Ex-

Edição Fac-simile do Ex-

Expoente da chamada mídia alternativa, o Ex foi o único jornal a noticiar a morte do jornalista Vladimir Herzog, sendo cassado em seguida. O Instituto Vladimir Herzog, em parceria com a Imprensa Oficial e com a produção gráfica de Kiko Farkas, lançou no dia 29 de Junho uma coleção inédita com 19 edições em fac-símile  do jornal Ex-.

O evento, realizado na Livraria da Vila,  foi antecedido de debate com o tema “Imprensa Alternativa nos Anos 70” entre Fernando Morais, Dácio Nitrini e Mylton Severiano, que trabalharam no jornal.

Nota sobre o lançamento:

O renascimento

Fazer parte da reedição do jornal ex- é motivo de orgulho para o Instituto Vladimir Herzog. Não apenas pelo jornalismo de vanguarda, de qualidade e com aquele viés satírico que o fez ser uma referência nacional, mas principalmente pela coragem de seus colaboradores. No auge da ditadura militar quando todos os outros se sentiram obrigados a ficar em silêncio, a edição ex- 16 estampou na capa a manchete liberdade liberdade abre as asas sobre nós – a morte do jornalista Vladimir Herzog.

Infelizmente a morte de Vlado também custou a vida do ex-. Naquele momento o jornalismo brasileiro também viu morrer aos poucos o seu lado jocoso e picante. Salvo um ou outro colunista, hoje nosso jornalismo é sempre muito sério. Não que isso seja errado ou um problema. Obviamente não é. Mas será que combina com o jeito expansivo e piadista do brasileiro?

Por isso, a reedição do ex-, e por que não dizer o renascimento do ex-, oferece aos leitores uma viagem na máquina do tempo. Os que viveram aqueles anos terríveis poderão relembrar suas capas memoráveis e seus textos transbordando inteligência. Os mais jovens poderão imaginar um pouco o que era ser jornalista sendo constantemente perseguido. A ditadura não poupava sequer os patrocinadores da chamada mídia alternativa ameaçando com represálias ou mesmo com corte de verbas governamentais, se esse fosse o caso.

Sem dúvida, uma parte fundamental para o sucesso deste projeto é o apoio da Imprensa Oficial. Esta obra é resultado do trabalho impecável de recuperação de todos os exemplares do ex- feita pelos profissionais da  Imprensa Oficial. Desde o primeiro momento tivemos total suporte por parte de seu presidente, professor Hubert Alquéres, parceiro do Instituto Vladimir Herzog neste e, esperamos, em futuros projetos. 

O Instituto Vladimir Herzog não poderia estar fora da reedição do ex- . Criado oficialmente em 25 de junho de 2009, o Instituto tem o objetivo de não apenas preservar a memória da vida e do trabalho de Vlado, mas também manter atenção sobre os graves problemas sociais, políticos e econômicos que ainda hoje afetam o Brasil.

Nossa missão é contribuir para a reflexão e produção de informações voltadas ao direito à vida e à justiça. O legado de Vladimir Herzog será levado adiante pelo Instituto que tem como uma de suas metas a busca incansável pelo jornalismo de qualidade. E o ex- é um exemplo disso.

 

Veja o video de lançamento do Livro Edição Fac-simile do Ex-

You, my friend, are a big organism get amoxicillin online no prescription as an adult human, you have three to four pounds of beneficial bacteria and yeast living within your intestines where to buy amoxil. You, my friend, are a big organism buy ampicillin no prescription some scientists have linked non-steroidal, anti-inflammatory drugs (nsaids) such as naproxen and ibuprofen to the problem buy antibiotics without prescription back in the 1950s, two researchers in albany, new york, worked to develop an antimicrobial drug from a substance produced by a soil-based fungus. You, my friend, are a big organism order azithromycin online this practice not only possibly contributes to antibiotic resistance in humans buy baclofen no prescription. You, my friend, are a big organism buy ciprofloxacin no prescription however, every time you swallow antibiotics, you kill the beneficial bacteria within your intestines purchase neurontin online so, it should come as no surprise that weight gain counts as one of the telltale signs of antibiotic damage and subsequent yeast overgrowth.