A Constituição de 1988, 25 anos

Compartilhar:

instituto_vladimir_herzog_lancamento_do_livro_comemorativo

Coordenada pelo jornalista Marcos Emílio Gomes, a obra A Constituição de 1988, 25 anos – A construção da Democracia e Liberdade de expressão: O Brasil antes, durante e depois da Constituinte conta com depoimentos de personagens importantes na condução daquele momento histórico do País.

São nomes como o do ex-deputado Ibsen Pinheiro, presidente da Câmara Federal durante o processo de impeachment de Fernando Collor; o ex-ministro da Defesa e da Justiça, Nelson Jobim; e o deputado federal Roberto Freire (PPS-SP), todos atuantes na Assembleia Nacional Constituinte de 1988. Fernando Henrique Cardoso, Delfim Netto e outras personalidades também trouxeram contribuições importantes para a obra, além de vários e destacados jornalistas.

O livro mostra como, nos últimos 25 anos, as liberdades democráticas garantidas pela Constituição contribuíram para que tivéssemos um país melhor, ainda que persistam graves problemas econômicos, sociais e políticos, principalmente no que se refere ao funcionamento dos partidos e do Congresso Nacional. Problemas, aliás, que contribuíram para que a população recentemente expressasse nas ruas a sua insatisfação. Com uma retrospectiva dos acontecimentos no Brasil antes, durante e depois da Constituinte, a obra histórica revela como se deu a conquista da sociedade brasileira das últimas décadas.

Com patrocínio das Organizações Globo e apoio do Instituto Palavra Aberta, o livro foi o primeiro lançamento da nova Editora Instituto Vladimir Herzog, lançada em Outubro de 2013, no Congresso Nacional, em Brasília.


Título: A Constituição de 1988, 25 anos – A construção da democracia & liberdade de expressão: o Brasil antes, durante e depois da Constituinte
Editor: Marcos Emílio Gomes
Compilado por Marcos Emílio Gomes
Editora Instituto Vladimir Herzog, 2013
ISBN 8565059014, 9788565059015
Num. págs. 281 páginas

Conheça mais títulos da Editora Vladimir Herzog.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo