O Instituto Vladimir Herzog, com patrocínio da Caixa, está desenvolvendo um portal na web intitulado CNViva, que, como o próprio nome diz, visa a divulgar e manter vivo o trabalho da Comissão Nacional da Verdade, disseminando amplamente a apuração das violações aos Direitos Humanos, pelo estado, durante o período ditatorial.
O Portal CNViva é um instrumento que pretende alimentar a atenção da opinião pública e promover sua mobilização sobre o tema dos Direitos Humanos e suas consequências na nossa atual conjuntura política e social.
A grande massa de documentos, análises e depoimentos recolhidos pela CNV e suas parceiras não pode ser apenas mantida em arquivos. Deve circular, alertar, educar, ampliar o conhecimento coletivo e intensificar o movimento democrático.
O IVH tem uma equipe trabalhando nesta frente – José Luis Del Roio, Rafael Schincariol, Joana Salém Vasconcelos, Marcos Napolitano e André Deak, sob a coordenação de Ana Rosa Abreu, do Vlado Educação – para difundir amplamente e incorporar no Portal Memórias da Ditadura os resultados da CNV e das demais Comissões da Verdade atuantes pelo País, assim como fomentar e subsidiar a discussão sobre as 29 recomendações do relatório da CNV.
Esperamos assim contribuir para o atual momento de nosso país com um esforço esclarecedor e educador para amplas camadas de nossa população.
Importante notar que o portal Memórias da Ditadura, considerado o maior depositário de conteúdos sobre o período da ditadura civil-militar no Brasil, tem tido um número bastante significativo de visitas – por volta de 1.000 entradas diárias, confirmando sua importância e atualidade.