28/04/2015

Paulo Markun entrevista Marquesa de Santos no dia 30 de abril

Compartilhar:

No teatro Eva Herz, da Livraria Cultura, jornalista conversará, às 12h do dia 30, com personagem marcante da história brasileira… morta em 1867

Em 30 de abril (quinta-feira), às 12h, o jornalista Paulo Markun irá “entrevistar” a Marquesa de Santos (nascida em 1797, morta em 1867). Na verdade, será a gravação do segundo episódio da nova temporada de Retrovisor, programa de televisão no formato de talk-show com personagens históricos brasileiros. Todos são revividos por atores que têm a missão de responder a perguntas de Markun e da plateia do teatro Eva Herz, da Livraria Cultura (Avenida Paulista).

A atriz Fernanda Mammana irá representar a Marquesa de Santos. Devidamente caracterizada e preparada com texto elaborado a partir de pesquisas históricas, Fernanda, ou melhor, a Marquesa de Santos, será questionada sobre fatos de sua vida relacionados à determinada época. No caso, o ano de 1833, quando Domitila de Castro Canto e Melo, já Marquesa de Santos (mas separada de Dom Pedro I, de quem foi amante), foi enviada para São Paulo, onde se casou com o brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.

Paulista da capital, a Marquesa foi mulher de destaque na sociedade. Casada aos 15 anos de idade com um oficial do Corpo de Dragões de Vila Rica que a espancava, divorciou-se em 1824. Logo conheceu D Pedro I. Foi sua mais proeminente amante, ganhou títulos, imóveis, visibilidade. Em sua casa, costumava reunir a sociedade paulistana, promovia bailes de máscaras e saraus literários. Mas quando Dom Pedro casou-se com Amélia de Leuchtenberg, a amante foi banida da corte.

Nesta temporada, Retrovisor terá uma cenografia especialmente desenvolvida, mesclando projeções e uma espécie de “janela para o passado”, com o uso de sombra. A direção de imagem é de Marcelo Amiky.

markun“Percebi que Retrovisor funciona bem tanto no teatro quanto no vídeo. Nesta temporada, ao gravar no teatro Eva Herz ao meio-dia, oferecemos ao público uma opção que mescla entretenimento e história num horário alternativo”, diz Markun.

“Tenho aprendido muito durante todo o processo de trabalho. Notei, por exemplo, que os atores, mesmo preparados, tendo recebido informações reunidas por especialistas, ainda assim têm de improvisar. O resultado final, portanto, pode ter imprevistos, como um personagem falando sobre o que espera do futuro”, completa.

Segunda temporada
Nesta temporada, Retrovisor terá entrevistas com 13 personalidades, com o diferencial de um número maior de personagens femininos em relação à primeira temporada. “O Brasil teve um número enorme de mulheres proeminentes, em distintas áreas. Quanto aos temas, incluímos tanto gente envolvida em episódios históricos marcantes quanto pessoas que se destacaram do ponto de vista dos costumes, e ainda em áreas como educação, cultura e ciência”, comenta o jornalista.

“Chiquinha Gonzaga” foi a primeira. As gravações são realizadas quinzenalmente no Teatro Eva Herz, em São Paulo, até outubro, sempre às 12h e com entrada gratuita para a população.

As entrevistas têm duração de uma hora e posteriormente serão exibidas em episódios de 26 minutos no Canal Brasil, a partir de outubro. “A ideia é também transformar todo esse material em um livro e DVDs. Os entrevistados são personagens de extrema relevância na história do Brasil, porém pouco conhecidos pela população”, ressalta Markun.

Ainda estarão sob perguntas André Rebouças (morto em 1898), Nísia Floresta (1885), Nair de Teffé (1981), Rui Barbosa (1923), Joaquim Nabuco (1919), Maria Quitéria (1853), Delmiro Gouveia (1917), Floriano Peixoto (1895), Plácido de Castro (1908), José Bonifácio (1838) e Francisco José do Nascimento (1914).

Confira abaixo o roteiro das próximas gravações:
14 de maio – André Rebouças
28 de maio – Nísia Floresta
11 de junho – Nair de Teffé
18 de junho – Rui Barbosa
16 de julho – Joaquim Nabuco
30 de julho – Maria Quitéria
13 de agosto – Delmiro Gouveia
27 de agosto – Floriano Peixoto
10 de setembro – Plácido de Castro
24 de setembro – José Bonifácio
8 de outubro – Francisco José do Nascimento

Serviço
Entrevistador: Paulo Markun
Personagem: Marquesa de Santos – por Fernanda Mammana
Dia: 30de abril de 2015
Horário: 12h às 13h
Local: Teatro Eva Herz – Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2.073, Bela Vista – São Paulo/SP
Entrada franca: ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência

Mais informações à imprensa
Atelier de Imagem e Comunicação
Telefone: 11 – 3807-614

Compartilhar:

Pular para o conteúdo