A partir de similaridades de conjuntura, comitiva liderada pela senadora Eliziane Gama (PSD) e organizada pelo Instituto Vladimir Herzog debaterá formas de garantir o Estado Democrático de Direito
De 29 de abril a 2 de maio, uma comitiva de parlamentares brasileiros liderada pela senadora Eliziane Gama (PSD) realizará uma série de encontros com representações políticas em Washington DC, Estados Unidos.
O objetivo da iniciativa, organizada pelo Instituto Vladimir Herzog, é realizar um intercâmbio de práticas parlamentares na defesa da democracia, a partir das experiências das comissões parlamentares que investigaram os ataques antidemocráticos ocorridos em 6 de janeiro de 2021 nos Estados Unidos, e em 8 de janeiro de 2023, no Brasil.
Dentre as atividades da agenda, estão previstas conversas com o deputado democrata Jamie Raskin e membros do House January 6th Committee e uma visita à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA.
A agenda conta com o apoio do Washington Brazil Office, e vem sendo articulada com Raskin e Eliziane desde novembro de 2023, após encontro de representantes do IVH com a parlamentar em Brasília, à época em agenda pela instituição do Dia da Democracia.
Mais informações sobre a agenda da missão
- Reunião com a Secretaria Executiva da Comissão Interamericana de Direitos Humanos
- Reunião com parlamentares americanos que historicamente apoiam o Brasil, como Ocasio-Cortez, Bernie Sanders, Susan Wild, Jim McGovern, Kamlager-Dove, Castro e Cori Bush e Chuy Garcia (parlamentares convidados)
- Reunião com Jamie Raskin e outros membros da CPI do Capitólio
- Evento com sociedade civil organizado pelo WBO
- Reunião com Embaixadora brasileira nos EUA
- Encontro com Ilan Goldfajn, diretor do BID (a confirmar)
- Reunião com Ivan Marques, Secretário de Segurança Multidimensional da Organização dos Estados Americanos
- Reunião com Marcos Vinicius Chiliatto, diretor-executivo para o Brasil e mais oito países do Banco Mundial
Assessoria | Agência kubix
Ana Paula Lima | [email protected]
(11) 93225-7575