Conselho
Conselho Deliberativo

Ivo Herzog

André Herzog
André Herzog é arquiteto e urbanista formado no Reino Unido (mestrado pela University College London) e no Brasil (graduado pela Universidade de São Paulo), com mais de 28 anos de experiência profissional em agências internacionais, setores públicos, academia, além de organizações não governamentais. Desde 2003 é funcionário do Banco Mundial, liderando projetos de habitação, infraestrutura urbana, e descentralização na África, Europa Oriental, América Latina, Sudeste Asiático, Leste asiático e Oriente Médio. Anteriormente, André foi membro permanente do Institute for Housing and Urban Development Studies nos Países Baixos, membro-fundador da Escola da Cidade, lecionou na Faculdade de Urbanismo e Arquitetura da Universidade Braz Cubas, e diretor-fundador do E+A Equipe de Arquitetos.

Eugênio Bucci
Eugênio Bucci é professor titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Escreveu, entre outros livros, A forma bruta dos protestos, O Estado de Narciso e Sobre Ética e imprensa (publicados pela Companhia das Letras) e Existe democracia sem verdade factual? (Estação das Letras e Cores). Foi Secretário Editorial da Editora Abril, presidente da Radiobrás (entre 2002 e 2007, no primeiro governo Lula) e editor da revista Teoria & Debate.

Jamil Chade
Correspondente na Europa há duas décadas e tem seu escritório na sede da ONU em Genebra. Com passagens por mais de 70 países, o jornalista paulistano também faz parte de uma rede de especialistas no combate à corrupção da entidade Transparência Internacional, foi presidente da Associação da Imprensa Estrangeira na Suíça, foi um dos pesquisadores da Comissão Nacional da Verdade e contribui regularmente com veículos internacionais como BBC, CNN, CCTV, Al Jazeera, France24, La Sexta e outros. Vivendo na Suíça desde o ano 2000, Chade é autor de sete livros, três dos quais foram finalistas do Prêmio Jabuti. Entre os prêmios recebidos, o jornalista foi eleito duas vezes como o melhor correspondente brasileiro no exterior pela entidade Comunique-se.

Lilia Moritz Schwarcz
Professora do Departamento de Antropologia da USP e Global Scholar, em Princeton. Autora de: Retrato em branco e negro (1987); Espetáculo das raças (1993); As Barbas do Imperador (1998); A longa viagem da biblioteca dos reis (2002); O sol do Brasil (2008); Brasil uma biografia (2015); Um enigma chamado Brasil; Dicionário da escravidão e da Liberdade (2018); Lima Barreto triste visionário (2018); Sobre o autoritarismo no Brasil (2019); Bailarina da morte: a gripe espanhola de 1918 (2020); Enciclopédia Negra (2021). Recebeu prêmios literários: Jabuti, APCA, Biblioteca Nacional e Anpocs . Foi curadora das exposições: A longa viagem da biblioteca dos reis (2006), Nicolas-Antoine Taunay: uma tradução francesa dos trópicos (2008), Uma história do Brasil (2013), Histórias mestiças (2014), Histórias da infância (2016, Histórias da sexualidade (2017), Histórias afro-atlânticas (2018), Histórias das Mulheres (2019), Enciclopédia Negra (2021). Recebeu Prêmio Humboldt (2021). Foi Professora Visitante nas Universidades de Oxford, Leiden, Ècole, e Brown, e Tinker Professor na Columbia University. É membro do Comitê do Humans Right Watch, do Editorial Committe for Latin America da CECLA, Universidade de Beijing. É colunista do jornal Nexo e curadora adjunta para histórias do MASP.

Lucas Herzog
Economista e graduando em Direito pela Universidade de São Paulo, atualmente é pesquisador na área de Direitos Humanos, em especial na pesquisa “Mapeamento das normas jurídicas de combate à Covid-19 no Brasil”, em parceria do Cepedisa/USP, com a Conectas Direitos Humanos e o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde. É Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog desde 2020.

Sergio Gomes
Jornalista formado pela ECA/USP (1973), onde foi professor das disciplinas Jornalismo Sindical, Comunitário e Popular entre 1986 e 1992. Trabalhou na Folha de S. Paulo e Folhetim, na década de 1970. É um dos fundadores da OBORÉ, em 1978, e seu diretor titular desde 1994, onde atuou como consultor de análise e planejamento de comunicação para cerca de 120 entidades sindicais e associativas, urbanas e rurais. Concebeu e dirige, desde 1994, o Projeto Repórter do Futuro – cursos de complementação universitária para estudantes de jornalismo. Integra o grupo de conselheiros do Instituto Vladimir Herzog desde a sua criação, em 2009.
Conselho Consultivo
Antônio Prado (Paeco)
Caco Barcellos
Célia Cristina Whitaker
Dácio Nitrini
Elifas Andreato
Fábio Magalhães
Fátima Pacheco Jordão
Flávia Schilling
Gunnar Carioba
Hélio Mattar
João Batista de Moraes Andrade
José Gregori
José Hamilton Ribeiro
Luis Ludmer
Malak Popovic
Márcio Moraes
Marco Antônio R. Barbosa
Marco Antônio Rocha
Margarida Genevois
Maria Victoria Benevides
Mário Sérgio de Moraes
Nemércio Nogueira
Oswaldo Luiz “Colibri” Vita
Paula Jancso Fabiani
Paulo Vannuchi
Raul Cruz Lima
Ricardo Ribenboim
Samuel Figueiredo
Zuenir Ventura
Entidades Integrantes da Comissão do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e de Direitos Humanos