Iniciativa oferece nova abordagem para a Educação em Direitos Humanos
Em meio a marcos cruciais da história da redemocratização do país, o Instituto Vladimir Herzog anuncia o novo Portal Memórias da Ditadura, com aprimoramentos e novos recursos para educadores.
A reformulação do site ocorre após nove anos de seu lançamento e coincide com eventos significativos para o momento atual, como os 60 anos do golpe militar, os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 10 anos da criação da Comissão Nacional da Verdade.
O portal, desde o seu lançamento, tem sido um ponto focal para o letramento e a formação sobre a ditadura militar brasileira. Desde 2014, estima-se que o site tenha acumulado mais de cinco milhões de acessos.
O Instituto Vladimir Herzog vê a reformulação do Memórias da Ditadura como uma peça central em suas ações para manter viva a discussão sobre temas fundamentais para a sociedade, especialmente em um momento em que ataques à democracia e revisões históricas questionáveis tornaram-se mais frequentes.
Melhorias tecnológicas e apoio ao educador
O portal apresenta novos recursos de navegabilidade, proporcionando uma experiência mais intuitiva aos visitantes, com maior gama de documentos disponíveis, dentre eles fotografias, periódicos e vídeos.
Destaca-se também a área de Apoio ao Educador, reformulada com o intuito de oferecer suporte adicional aos professores, novas sequências didáticas e videoaulas de especialistas, a fim de auxiliar educadores na rede básica de ensino, oferecendo informações e sugestões de atividades para enriquecer o aprendizado sobre o tema.
Além disso, o novo portal se apresenta como uma ferramenta crucial para o combate à desinformação e o fortalecimento da democracia. Gabrielle Abreu, coordenadora da área de Memória, Verdade e Justiça do Instituto, enfatiza que o novo site pode desempenhar “um papel significativo no combate às fake news relacionadas à ditadura militar, fornecendo conteúdo produzido por especialistas, com linguagem acessível e fontes confiáveis”.
O Instituto Vladimir Herzog faz um convite público para explorar o novo Portal Memórias da Ditadura, reforçando assim o compromisso com a preservação de nossa história, de nossas lutas, e a promoção dos Direitos Humanos.
Conheça o novo portal: www.memoriasdaditadura.org.br.
Contato para a imprensa
Coordenador Comunicação Institucional – Lucas Barbosa:
Assessora de Comunicação – Sâmia Teixeira: