DOE AGORA

Nota oficial: IVH repudia agressões e ameaças sofridas por Juca Kfouri

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) manifesta o seu mais profundo repúdio às agressões que Juca Kfouri, jornalista e conselheiro do IVH, vem sofrendo por meio de redes sociais após fazer críticas ao governo Bolsonaro em seu blog.

O agressor já foi identificado. Trata-se de José Emílio Joly Júnior, que mora em Curitiba e diz ter sido membro do Pelotão de Operações Especiais do Exército Brasileiro durante a ditadura militar que assombrou o país entre 1964 e 1985. Em uma das mensagens, inclusive, José Emílio faz menção, em tom ameaçador, a uma operação de militares que utilizavam helicópteros para jogar pessoas ao mar durante os anos de chumbo.

Além de configurar um crime gravíssimo, que deve ser prontamente apurado e punido pelas autoridades responsáveis, a agressão sofrida por Juca Kfouri escancara a dramática situação de descaso com que os crimes cometidos durante a ditadura ainda são tratados pela sociedade e pela Justiça brasileiras.

A grande maioria das violações de direitos humanos cometidas pelos militares ainda não foram sequer apuradas. E aquelas sob as quais já se têm mais informações não tiveram seus responsáveis julgados e punidos.

A impunidade cristalizada nesse lamentável cenário deixa um legado no imaginário coletivo que se traduz na permissividade a atos de covardia e violência, como este praticado contra o jornalista Juca Kfouri.

A tarefa incompleta de se democratizar o país é indissociável da necessidade de investigar os crimes praticados durante a ditadura, e também punir agressores covardes, como José Emílio Joly Júnior, que ainda se sentem à vontade para cometer crimes que colocam a liberdade de expressão e a própria democracia sob um iminente risco.

Prestamos toda nossa solidariedade ao companheiro Juca Kfouri e reafirmamos nossa luta pelos valores que sempre caracterizaram a atuação deste Instituto e a própria vida de Vladimir Herzog: a defesa irrestrita da democracia, dos direitos humanos e da liberdade de expressão.

Instituto Vladimir Herzog

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing