DOE AGORA

Nota do IVH: A justiça que não nos surpreende

Nota do IVH: A justiça que não nos surpreende

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) acaba de extinguir o processo que condenou o coronel do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra a pagar indenização de R$ 100 mil à família do jornalista Luiz Eduardo Merlino, morto e torturado nos porões do DOI-CODI em 1971.

Os desembargadores entenderam que o pedido da família está prescrito, já que foi feito em 2010, mais de 20 anos depois da Constituição de 1988, que incorporou a Lei de Anistia, de 1979, e reconheceu o perdão aos crimes praticados no regime militar.

Mais uma vez, de forma absolutamente lamentável, a Justiça brasileira usa a Lei de Anistia como um subterfúgio para não investigar e punir os responsáveis pelos terríveis crimes cometidos durante a ditadura.

A decisão do TJ-SP é ainda mais deplorável quando levamos em conta o fato de que todo o ordenamento jurídico internacional considera tortura e assassinato crimes de lesa-humanidade, e crimes assim são, por definição, imprescritíveis e inanistiáveis.

A extinção da condenação de Carlos Alberto Brilhante Ustra é, portanto, uma afronta e uma evidente inadequação da Justiça brasileira a todo o sistema internacional de direitos humanos e suas normativas.

O fato é que decisões absurdas como a proferida pelo TJ-SP na tarde desta quinta-feira só terão fim quando o Supremo Tribunal Federal (STF) for capaz de conduzir um processo sério e transparente de reinterpretação da Lei de Anistia.

A tarefa incompleta de se democratizar o país é indissociável da necessidade de se garantir justiça a todos que sofreram com a violência do Estado e uma nova interpretação da lei, que esteja alinhada aos direitos humanos e às normativas internacionais, nunca foi tão necessária.

Instituto Vladimir Herzog
17 de outubro de 2018

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing