DOE AGORA

“Muro de Trump também é contra brasileiros”, diz Paulo Vannuchi

“Muro de Trump também é contra brasileiros”, diz Paulo Vannuchi

Publicado pela Rede Brasil Atual

 

Para o cientista político e conselheiro do Instituto Vladimir Herzog Paulo Vannuchi, a chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos marca um período preocupante de ameaças aos direitos humanos, com ataques aos direitos das mulheres, dos imigrantes, LGBT e minorias. Sobre a proposta de construção de muro na fronteira com o México, ele diz, em comentário na Rádio Brasil Atual, que não é apenas contra mexicanos, mas contra todos os latino-americanos. “Não querem brasileiros, argentinos, uruguaios etc.”

Vannuchi concorda com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OAE), Luis Almagro, que expressou preocupação afirmando que “esse muro não é com a divisa do México, é com toda a América Latina”. A OEA, orgão no qual Vannuchi integra a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, deve, segundo ele, fazer hoje (30) comunicado oficial em que reafirma as preocupações com direitos humanos durante a era Trump.

“Voltamos à Idade Média. Mais do que o problema com os imigrantes, é uma questão civilizatória. A humanidade não pode ir para essa pior ficção, de um mundo em guerra. Muro é para separar seres humanos. Não separa mercadorias, pagamentos, investimentos”, diz o analista, apontando contradição entre os impulsos por integração econômica e segregação de pessoas.

Ele lembra que o muro contra o México já encontra-se, em parte, construído, e foi inaugurado durante a administração do democrata Bill Clinton, em 1994, justamente no mesmo ano em que os dois países, e mais o Canadá, anunciavam a formação do Nafta, bloco econômico que serviu para liberar a circulação de produtos e investimentos.

Em “dias de Trump”, Vannuchi diz que é impossível evitar paralelos históricos, seja com a construção da Muralha da China, seja com a ascensão de Hitler, na Alemanha da década de 1930, ou com a construção do Muro de Berlin, três décadas depois. O analista, que esteve na última semana nos Estados Unidos, relata ações de protesto e resistência contra as medidas do presidente norte-americano.

Ouça a entrevista na íntegra:

 

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing