01/02/2014

Miriam Leitão é indicada ao Prêmio Personalidade da Comunicação 2014

Compartilhar:

A Mega Brasil Comunicação acaba de divulgar o nome da jornalista Miriam Leitão, conselheira do Instituto Vladimir Herzog, como a homenageada pelo Prêmio Personalidade da Comunicação 2014 que este ano entra em sua 16ª edição. O Prêmio já foi entregue a outros importantes nomes da comunicação brasileira, como o também nosso conselheiro José Hamilton Ribeiro, Vera Giangrande, Ruy Mesquita, Alberto Dines, Miguel Jorge, Mino Carta, Roberto Civita, Johnny Saad, Octávio Frias de Oliveira, entre outros.

Profissional multimídia, transitando diariamente pelo jornalismo impresso, com sua tradicional coluna Panorama Econômico , em O Globo; eletrônico, como comentarista e âncora de TV Globo, Globo News e CBN; e digital, no Globo Online, Miriam Leitão está entre os nomes mais respeitados e reconhecidos do jornalismo brasileiro, tendo sido distinguida com o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2012 com a reportagem, Caso Rubens Paiva: Uma História Inacabada.

Em 2013 conquistou, ao lado do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, o Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica ou Ambiental, com o trabalho Paraíso sitiado, publicado em O Globo; o Prêmio Comunique-se como Colunista de Opinião de Mídia Impressa, por sua atuação em O Globo, e ainda o Troféu Mulher, na categoria Comentarista de TV, pela TV Globo, tendo ainda ficado em segundo lugar nas categorias Colunista de Jornalismo Impresso e Comentarista de Rádio). Neste mesmo ano fez sua estreia na literatura infantil com a publicação do livro A perigosa vida dos passarinhos pequenos, pela Editora Rocco. Miriam também conquistou um dos mais cobiçados prêmios do mundo, o Maria Moors Cabot, da Universidade Columbia, nos EUA, recebido em 2005, e também dois Jabutis, em 2012, nas categorias Livro Reportagem e Livro do Ano, com A saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda (Record, 2011), já em sua sétima edição.

Nascida em Caratinga (MG), Miriam é filha de um pastor presbiteriano e de uma professora primária e tem 11 irmãos. Iniciou sua carreira no jornal Tribuna, de Vitória, para onde se mudou aos 18 anos. Ativista do movimento estudantil, foi presa e torturada pela ditadura militar no início dos anos 1970, quando estava grávida de seu primeiro filho. Em 1977, foi para Brasília, tendo ali trabalhado durante cinco anos como repórter de assuntos diplomáticos da Gazeta Mercantil, período em que também aproveitou para graduar-se em Jornalismo na UnB. Em São Paulo, onde morou na primeira metade dos 1980, trabalhou na editoria de Brasil da Veja e foi repórter e entrevistadora da Abril Vídeo. Convidada por Marcos de Sá Corrêa para cobrir as férias do colunista Zózimo Barroso do Amaral, no Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, ficou por lá a partir de 1985, passando a trabalhar como repórter de Economia. Em 1986, assumiu a editoria de Economia. Ingressou nas Organizações Globo em 1991, onde escreve a coluna Panorama Econômico no jornal O Globo, faz comentários na CBN, tem um programa de entrevistas na Globo News e ainda participa do telejornal Bom Dia Brasil e do Globo Online.”

A Cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação 2014 será no dia 6 de maio, às 19h, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, durante o 17º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, organizado pela Mega Brasil Comunicação

Compartilhar:

Pular para o conteúdo