Foto: Leonor Calasans/IEA-USP
08/03/2024

Conselheira do IVH, Lilia Schwarcz é eleita imortal na ABL

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog congratula a conselheira Lilia Moritz Schwarcz, que foi eleita imortal na Academia Brasileira de Letras (ABL).

A cerimônia ocorreu na quinta-feira (7), na sede da ABL, no Rio de Janeiro, e consagrou a antropóloga na cadeira de número 9, que estava vaga desde novembro de 2023 quando o diplomata Alberto Costa e Silva faleceu. A historiadora concorreu ao título com o escritor, Edgard Telles Ribeiro, e recebeu 24 dos 37 votos possíveis.

Como escritora, Lilia possui mais de 30 publicações e já foi premiada por suas obras que discutem a história do Brasil, em “Barbas do Imperador” (1998), e a antropologia das populações afro-brasileiras, nos livros “Retrato em Branco e Negro” (1987) e “Espetáculo das Raças” (1993).

Lilia Schwarcz é a segunda conselheira do IVH a se tornar imortal na ABL, junto com o jornalista Zuenir Ventura, que ocupa a cadeira de número 32, desde 2015.

Atualmente ela é professora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP), professora visitante em Princeton e faz parte do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo