A ditadura civil-militar brasileira promoveu atrocidades humanitárias que deixaram marcas profundas na nossa sociedade. Até hoje, suas vítimas e familiares – entre presos, desaparecidos e torturados – buscam por justiça, verdade e pela responsabilização do Estado pelas violações de direitos cometidas.
Um dos episódios mais nefastos é a Vala de Perus, descoberta em 4 de setembro de 1990. A vala clandestina, localizada no Cemitério Dom Bosco, no bairro de Perus, escondia milhares de ossadas ocultadas a mando de agentes da ditadura e foi descoberta por jornalistas.
Os detalhes desta história têm sido contados no projeto Vala de Perus: uma biografia do Instituto Vladimir Herzog, cuja pesquisa e produção são do jornalista e escritor Camilo Vannuchi.
Camilo reuniu um rico material que resultou no livro homônimo, editado pela Alameda, e que será lançado no próximo dia 24 de outubro, na sede da editora no centro de São Paulo. Àqueles que comparecem ao evento, pedimos a gentileza de usarem máscaras de proteção contra a covid-19.
Além do livro, o projeto rendeu site, uma série de podcast e um material paradidático, que pode ser usado por professoras e professores, interessados em tratar das questões relacionadas à ditadura nas escolas.
Serviço
Lançamento do livro Vala de Perus: uma biografia
Endereço: Rua Treze de Maio, nº 353, Bela Vista, São Paulo
Dia: Domingo, 24 de outubro de 2021
Horário: das 16h às 19h
Assessoria de Imprensa
CDI | Renata Franca | +55 11 3817-7932 | [email protected]
Coordenadora de Comunicação | Raquel Melo | +55 11 97381 0209 | [email protected]