18/09/2017

IVH reúne entidades de proteção aos jornalistas para debater novas formas de atuação

Compartilhar:

Abraji, Artigo 19, Instituto Palavra Aberta e Ministério Público Federal estiveram presentes em encontro promovido pelo IVH para pensar em formas de se somar à luta pela defesa dos jornalistas.

O Instituto Vladimir Herzog promoveu um encontro entre diversas entidades que atuam no combate à violência contra jornalistas e comunicadores em todo o Brasil. A intenção do IVH é revitalizar a frente de atuação “Vlado Proteção aos Jornalistas” e encontrar novas formas de se somar a essa luta.

Estiveram presentes a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Artigo 19, o Instituto Palavra Aberta e o Ministério Público Federal, além de conselheiros e membros da equipe do IVH.

Durante o encontro, as entidades relataram as principais adversidades com que se deparam na sua atuação cotidiana, como, por exemplo, a dificuldade de se obter informações nas pequenas cidades espalhadas pelo país.

Apesar disso, as entidades revelaram que, apesar das dificuldades encontradas, o número de materiais sobre o assunto e, consequentemente, a pressão sobre autoridades para que se tomem providências tem crescido.

O IVH também resgatou seu histórico nesse campo, ao lembrar que, em 2012, promoveu um seminário internacional sobre liberdade de imprensa e violência contra jornalistas que contou com a presença de diversos nomes importantes do Brasil e do mundo, mas, ainda assim, não despertou grande interesse do público em geral.

No próximo dia 28 de setembro, às 10h, novamente na sede do IVH, em São Paulo, as entidades voltam a se reunir, desta vez para discutir encaminhamentos práticos da discussão. Todas as entidades que se identificam com o tema estão convidadas a participar.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo