30/10/2022

IVH repudia ataques à Agência Pública

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog vem a público para repudiar os ataques sofridos pelo jornalista Thiago Domenici, da Agência Pública, na última quinta-feira, 27 de outubro.

Após publicar uma reportagem que revela que discursos de ódio e contra o processo eleitoral estão circulando em grupos no Telegram, Thiago e o veículo em que trabalha foram alvo de ataques virtuais e ameaças físicas. A matéria da Pública pode ser lida aqui.

O autor dos ataques foi identificado pela Agência Pública: trata-se de Jackson Villar da Silva, comerciante e radialista que organizou uma motociata com Jair Bolsonaro em junho de 2021, que percorreu 130 quilômetros da cidade de São Paulo até Americana.⁠ Após a publicação da reportagem, Jackson enviou uma mensagem com o seguinte conteúdo:

“Ah, então é você pilantra. Olha a cara desse safado rapaz. Cabra desse tem que ir atrás dele. Olha a cara desse mano, olha a cara desse cretino. Vou mandar pra um amigo meu aqui, (inaudível) Praia Grande, né? Serginho, você conhece esse cara aí? Serginho, você conhece esse cara, aí? Conhece esse vagabundo aí, Serginho? Vai ver o cara desse se encontrar comigo pessoalmente, pra ver se ele é esse cabra mesmo, mostrar pra ele como é que se dá uma pisa num cabra safado. Tava com medo, né? Vai engolir seu celular, seu vagabundo. Como tem gente sem vergonha, rapaz”.

Como se vê, trata-se de um ataque covarde, que busca a intimidação de um jornalista que revelou à sociedade brasileira informações de interesse público e altamente relevantes, que inclusive precisam ser devidamente analisadas pelo sistema judiciário brasileiro, em especial o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Prestamos solidariedade a Thiago Domenici e à equipe da Agência Pública, um dos veículos mais relevantes e premiados do atual cenário jornalístico brasileiro. Mais do que isso, nos colocamos inteiramente à disposição para garantir que as autoridades responsáveis investiguem o ataque e seu autor de forma célere e transparente.

O jornalismo tem um papel fundamental para o bom funcionamento do regime democrático. Ameaçar a capacidade de jornalistas produzirem e fazerem circular informações é, na verdade, um grave e inaceitável ataque ao Estado Democrático de Direito.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo