10/12/2025

IVH lança “CASO HERZOG”, podcast que reconstrói os bastidores do crime que marcou a ditadura

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog acaba de lançar CASO HERZOG, um podcast original produzido pela NAV Reportagens, em parceria com o Instituto Conhecimento Liberta (ICL) e apresentado pelo jornalista e escritor Camilo Vannuchi. A série, dividida em quatro episódios, revisita os 50 anos do assassinato de Vladimir Herzog, reconstituindo a campanha de ódio que antecedeu sua morte, o impacto do crime na sociedade brasileira e a longa batalha por memória, verdade e justiça travada por Clarice Herzog e seus filhos, Ivo e André.

Com áudios históricos e depoimentos de mais de vinte personagens diretamente envolvidos nos acontecimentos, além da participação de 16 entrevistados, o podcast traz novos elementos e interpretações sobre um dos episódios mais decisivos da resistência democrática no Brasil. Os episódios já estão disponíveis nos canais do IVH e do ICL, assim como em todas as plataformas de áudio.

O episódio de abertura, “A Foto e a Farsa”, apresenta o cenário grotesco encontrado por um jovem fotógrafo no DOI-Codi, onde o corpo de Herzog foi encenado para sustentar a falsa narrativa de suicídio. A partir dali, a série aprofunda a escalada de violência, manipulação e perseguição política que culminou no crime que abalou a ditadura.

No episódio #1 – “Em Nome da Verdade”, o podcast relembra a reação imediata da sociedade civil, marcada pelo culto ecumênico liderado por Dom Paulo Evaristo Arns, Henry Sobel e James Wright, que reuniu 8 mil pessoas na Catedral da Sé — o maior protesto silencioso desde o AI-5. O capítulo também detalha o processo civil inédito movido por Clarice Herzog contra o Estado brasileiro.

O episódio #2 – “Quem Matou Herzog?” aborda a sentença histórica que condenou a União pela morte do jornalista e a tentativa frustrada de responsabilização penal dos torturadores, travada pela interpretação distorcida da Lei da Anistia. O capítulo revisita ainda a busca jornalística por um dos agentes envolvidos no crime, mais de 15 anos após a decisão judicial.

Já em #3 – “O Dia da Democracia”, a série discute como a paralisia institucional diante dos crimes da ditadura levou o caso à esfera internacional. O episódio recupera a condenação do Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos e destaca as mobilizações recentes em defesa do direito à memória, verdade e justiça — incluindo a histórica cerimônia na Catedral da Sé que, décadas depois, reafirmou o compromisso público contra a violência de Estado.

Agradecimentos

O Instituto Vladimir Herzog agradece profundamente às equipes da NAV Reportagens e do ICL e a todas as pessoas envolvidas na pesquisa, produção e finalização deste projeto. Manifestamos também nosso reconhecimento à parceria institucional e ao apoio da deputada Beth Sahão, cuja atuação foi fundamental para viabilizar mais esta iniciativa de preservação da memória e defesa incondicional dos direitos humanos no Brasil.

Ouça já no Spotify e no canal de YouTube do ICL (Episódio Abertura, Episódio #1, Episódio #2, Episódio #3)

Compartilhar:

Ir para o conteúdo