10/08/2018

IVH e SMESP promovem seminário de Educação em Direitos Humanos

Compartilhar:

Acontecem na próxima semana, de 13 a 17 de agosto, os Seminários Regionais de Educação em Direitos Humanos do projeto Respeitar é Preciso!

Fruto do convênio entre o Instituto Vladimir Herzog e a Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, os seminários consolidam o trabalho de Educação em Direitos Humanos que vem sendo desenvolvido há 5 anos pelo Respeitar é Preciso! em parceria com a Rede Municipal de Ensino.

Entre oficinas, apresentações artísticas e relatos de experiência, as atividades voltadas aos educadores da Rede serão realizadas em 5 CEUs da cidade e vão possibilitar não só o debate, mas a vivência da educação em valores em territórios representativos de todo o município.

Programadas para os cinco dias em todos os polos, as oficinas serão conduzidas por educadores convidados pelo Respeitar, tematizando uma concepção ampliada de direitos humanos. Em atividades prático-reflexivas, os oficineiros abordarão o direito ao brincar, à cidade, à informação e ao território, por meio de técnicas que vão da dança à cartografia.

Os seminários servirão também como espaço de diálogo e reflexão sobre o cotidiano escolar na perspectiva da Educação em Direitos Humanos. Em rodas de conversa mediadas por especialistas convidados pelo projeto, cada um dos CEUs contará com a presença de escolas da região que apresentarão relatos de experiências com justiça restaurativa, mediação de conflitos, escuta ativa, reconhecimento da diversidade e práticas democráticas que instauram processos de mudança no coletivo.

Este evento de grande porte contou com o engajamento de mais de 1300 educadores e profissionais da Rede Municipal na sua produção, a quem o Instituto Vladimir Herzog agradece a parceria e o compromisso no fortalecimento da cultura democrática e do respeito aos direitos humanos.

Conheça mais sobre o Respeitar é Preciso! acessando o portal do projeto.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo