13/05/2016

IVH apoia Curso Optativo – Os anos de chumbo no brasil e seu legado educacional

Compartilhar:

Organizado pela diretora de ensino Sueli Funari, o curso, voltado para professores da rede municipal de São Paulo e aberto para alunos, pais e ouvintes, realizou sua segunda etapa na última segunda-feira (9),  no Ceu Butantã.

Dividido em três eencontros, o curso “Os anos de chumbo no Brasil e seu legado educacional” tem como objetivo criar uma reflexão sobre o papel do educador sobre as fontes históricas da História recente do Brasil, formas de se trabalhar novas informações e como inserir a temática de direitos humanos na sala de aula.

No primeiro encontro, realizado no dia 2 de maio, os participantes lotaram o auditório do CEU para um bate-papo com o jornalista, escritor e artista plastico Alípio Freire, em conjunto com a exibição do documentário “1964, um golpe contra o Brasil”.

Nesta segunda (9) quem participou foi Ivo Herzog, diretor do Instituto Vladimir Herzog. Ivo apresentou o caso Herzog, falou sobre a criação do Instituto Vladimir Herzog e explicou  a ação aprovada contra o Estado na Corte Interamericana no final do mês de abril (JULIO: COLOCAR AQUI O LINK PARA A MATÉRIA A RESPEITO, QUE ESTÁ NO INICIO DA NEWSLETTER), além de apresentar o filme “O dia que durou 21 anos”, do diretor Camilo Tavares, que seria apresentado logo em seguida. Assim como no primeiro encontro, foi realizado um debate sobre o tema do filme e outras questões de nossa sociedade.

O terceiro encontro está marcado para o dia 16 de maio e terá um foco direcionado para a o trabalho dos professores em sala de aula,  abrindo uma discusão sobre o texto “O legado educacional do regime militar”,de Demerval Saviani, seguido de um laboratório para a construção de projetos educacionais e ensino sobre a ditadura, em que professores elaborarão um pré-projeto para ser trabahada a temática em sua unidade escolar.

O Instituto Vladimir Herzog se orgulha de apoiar iníciativas como essas e busca fornecer em todos os seus projetos recursos para os professores trabalharem as temáticas dos direitos humanos e História recente do Brasil em sala de aula.

Quem quiser saber mais sobre os materiais que o IVH oferece, entre em contato com – [email protected]

O curso conta com o apoio do Instituto Vladimir Herzog, Memorial da Anistia, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, a Diretoria Regional de Educação do Butantã e o CEU Butantã.

Para ter mais informações – [email protected] ou acesse vladimirherzog.org/curso-legado-educacional

Compartilhar:

Pular para o conteúdo