DOE AGORA

Intervenção federal não é a solução

Intervenção federal não é a solução

O Instituto Vladimir Herzog lamenta a decisão de Michel Temer de, mais uma vez, apelar à militarização para resolver os problemas da segurança pública no Rio de Janeiro e em todo o Brasil.

O Instituto Vladimir Herzog vem a público lamentar profundamente a intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro determinada por Michel Temer e manifestar toda nossa solidariedade ao povo fluminense.

Há muito tempo a palavra “crise” deixou de ser forte o suficiente para descrever a atual situação do Rio, que convive com o colapso financeiro de sua administração pública e a escalada da violência.

Esse cenário de instabilidade, de ameaças aos direitos humanos e de retrocesso nas conquistas dos cidadãos não é exclusividade do Rio de Janeiro e se estende ao país inteiro, afetando, principalmente, os mais pobres e marginalizados.

A situação em todo o Brasil é gravíssima e não há mais lugar para iniciativas que reduzem os direitos humanos à segurança pública e para discursos oficiais defensivos, autoindulgentes e que transferem a responsabilidade do problema para os mais vulneráveis – que, na verdade, são as principais vítimas desse cenário.

No entanto, a decisão de intervir com as Forças Armadas em um Estado da Federação é mais um passo na direção de sempre, que colocou o Rio na situação atual, e serve apenas para reforçar o mito de que a militarização é a solução para problemas sociais estruturais.

A solução para o problema do Rio de Janeiro e de todo o país não passa por determinações como essa que, apesar de transmitirem uma sensação momentânea de segurança e controle para algumas camadas da população e da mídia, servem apenas para atender a interesses políticos, eleitorais e reforçam a falta de compromisso do atual governo com a democracia, com os direitos humanos e com a justiça social.

O que o Rio de Janeiro e o Brasil realmente precisam é que se discuta – séria e urgentemente – questões como a corrupção dentro das polícias, a política de combate ao tráfico de drogas, e que se garanta condições sociais básicas a toda a população.

Como entidade que tem atuação direta em comunidades vulneráveis da cidade do Rio de Janeiro e que atua em defesa de um país mais justo, mais democrático e que respeite os seus cidadãos, o Instituto Vladimir Herzog reafirma seu compromisso de se manter atento e absolutamente pronto a denunciar os eventuais abusos e violações de direitos humanos que uma medida como essa, que legitima formas ainda mais violentas de controle social, pode acarretar.

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing