28/08/2019

Encontro do Territórios da Memória ocorrerá na Comunidade Quilombaque

Compartilhar:

No último 17 de agosto, o Instituto Vladimir Herzog lançou o projeto Territórios da Memória, com um encontro potente e cheio de afeto e luta na Ocupação 9 de Julho. Agora, no próximo dia 31 de agosto, realizaremos o segundo evento do projeto na Comunidade Cultural Quilombaque, uma oportunidade de conhecermos outras histórias e pessoas que são fundamentais para a memória de Perus, indo muito além das histórias da Vala.

 

A proposta do projeto é fortalecer o conhecimento e a memória de territórios de São Paulo, especialmente os periféricos e ainda pouco ouvidos pelas narrativas tradicionais. Para isso, cada território articula experiências artístico-culturais de encontros e deslocamentos. Estes encontros territoriais foram antecedidos por visitas ao Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) com grupos de ativistas e militantes. Ali os participantes conheceram a história da Vala Clandestina de Perus e o trabalho que o Grupo de Trabalho Perus realizada com as ossadas encontradas na Vala, a fim de espalhar este conhecimento em outras regiões da cidade.

 

A programação completa das atividades do próximo sábado, na Comunidade Cultural Quilombaque, já estão disponíveis:

 

PROGRAMAÇÃO
> 11h30 – 20h
Exposição Identidade e Resistência (realizadora Cris Sango).
> 12h – 15h30
Painéis Direito e Verdade: Território, Violência de Estado e panorama dos Direitos Humanos com Marta Barbosa Nunes, Movimento Negro Unificado, Nova Frente Negra Brasileira e Centro de Defesa de Direitos Humanos Carlos Alberto Pazzini.
> 16h – 17h30
Trilha de Aprendizagem: Território, memória e paisagem com José Soró da Agência Desenvolvimento Sustentável.
[essa atividade ocorrerá na Biblioteca Padre Anchieta que fica na Rua Antônio Maia, 651]
> 18h -19h
Show Latino-América Valorização Identitária com Letícia Cipó.
> 19h – 20h
Discotecagem: Pelas Veredas da América com Rádio Livre.

 

Para confirmar presença no evento, acesse o link do Facebook.

 

PARCEIROS
Comunidade Cultural Quilombaque; Centro de Defesa de Direitos Humanos Carlos Alberto Pazzini; Biblioteca Padre José Anchieta; Movimento Negro Unificado; Nova Frente Negra Brasileira, Afronte; Coletivo Salve Quebrada; CIEJA; Rádio Livre.

 

APOIO
Mandato do Vereador Eduardo Suplicy.

 

CORREALIZAÇÃO
Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

 

REALIZAÇÃO
Entremeios e Instituto Vladimir Herzog.

 

LOCAL
Quilombaque – Travessa Cambaratiba, 286 – Perus.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo