DOE AGORA

Instituto Vladimir Herzog lança livro com capas de históricos jornais brasileiros que combateram a ditadura (2011)

Instituto Vladimir Herzog lança livro com capas de históricos jornais brasileiros que combateram a ditadura (2011)

Obra faz parte do projeto “Resistir é Preciso…”, que resgata e demonstra a luta dos jornalistas brasileiros durante a ditadura

 

O Instituto Vladimir Herzog lançará, na terça-feira, dia 25 de Outubro, na Livraria Cultura da Avenida Paulista (2073), o livro As Capas desta História, que resgata a memória do Brasil e da imprensa nacional durante os anos de ditadura. Na pesquisa realizada, o coordenador geral, jornalista Ricardo Carvalho, encontrou verdadeiras raridades que compõem a obra: são mais de 300 capas de jornais alternativos, clandestinos e produzidos no exílio.

O livro é produto de um trabalho de 90 dias, realizado pelos coordenadores José Luiz Del Roio (contexto) e Vladimir Sacchetta (pesquisa), com a consultoria de Carlos Azevedo, além de três pesquisadores e do editor de texto José Mauricio de Oliveira.

Por meio das fotos das capas, a obra registra a trajetória dessa imprensa desde 1964, ano do golpe, até a Lei da Anistia, em 1979. Publicações elaboradas por exilados e até então inéditas no Brasil se destacam ao lado de capas de jornais mais conhecidos, como Pasquim, Opinião, Movimento e Unidade, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Além disso, o capítulo inicial Precursores desta História demonstra a tendência contestadora e questionadora da imprensa brasileira, desde seus primórdios. O Correio Braziliense, primeiro jornal independente brasileiro, publicado em Londres; a Revista de Antropofagia e Klaxon, ligadas ao Movimento Modernista Brasileiro da década de 1920; e o jornal A Manha, diário de crítica e sátira do Barão de Itararé, são alguns exemplos que fazem parte desta seção especial.

As Capas desta História integra o projeto Resistir é Preciso…, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog, que tem por objetivo manter viva na memória dos brasileiros a luta da imprensa durante a ditadura, momento em que centenas de profissionais do meio foram presos, torturados e assassinados. A obra junta-se à coletânea de 12 DVDs Os Protagonistas desta História, patrocinada pela Petrobras, com depoimentos de 60 jornalistas e “fazedores de jornais” que vivenciaram e enfrentaram as dificuldades da época, lançada em Junho deste ano.

Patrocinado pelo BNDES, Camargo Corrêa e Souza Cruz e com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o livro estará à venda por R$90,00 na Livraria Cultura e no site do Instituto Vladimir Herzog (www.vladimirherzog.org). Além disso o Ministério da Cultura distribuirá gratuitamente 1.350 exemplares a bibliotecas públicas do País.

Também estará à venda no portal do projeto Resistir é Preciso…(www. resistirepreciso.org.br),  que entrará no ar no mesmo dia 25 de Outubro próximo e conterá todo o material já produzido para essa iniciativa do Instituto Vladimir Herzog.

 

Lançamento, com a presença de Ricardo Carvalho, José Luiz Del Roio e Vladimir Sacchetta

Quando: 25 de Outubro às 19 horas

Onde: Livraria Cultura (Avenida Paulista, 2073)

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

CDI Comunicação Corporativa

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing