07/08/2010

Instituto Vladimir Herzog abre inscrições para o 2o. Prêmio Jovem Jornalista

Compartilhar:

Estão abertas as inscrições para o 2o. Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. Todos os estudantes de jornalismo do País podem se inscrever pelo site www.vladimirherzog.org até o dia 15 de setembro. O Instituto Vladimir Herzog, idealizador do prêmio, irá custear os dois melhores projetos de pautas com o tema “Garantir o Direito à Vida e o Direito à Justiça”.

O prêmio foi criado no ano passado para oferecer oportunidade aos estudantes de jornalismo de desenvolverem uma pauta e de dar andamento com a concretização da reportagem. Essa atividade será custeada pelo Instituto e orientada por um mentor.

A iniciativa é uma homenagem a Fernando Pacheco Jordão, jornalista que sempre se preocupou com os jovens profissionais de imprensa. É também uma forma de dar continuidade a uma das práticas de Vladimir Herzog, que buscava promover o jornalismo de qualidade, verdadeiro e, acima de tudo, responsável. “Com esse prêmio estamos abrindo uma perspectiva para futuros profissionais. Queremos incentivar o bom jornalismo e dar condições para que os jovens criem consciência sobre o direito à vida e à justiça” diz Ivo Herzog, presidente do Instituto.

Premiados

Os vencedores da primeira edição do prêmio foram Marcelle Souza, recém-formada pela Universidade do Mato Grosso do Sul e a dupla formada pelo Mackenzie, Renato Santana e Leandro Siqueira. Marcelle optou por uma pauta para ser publicada em mídia impressa que relacionava o uso inadequado de agrotóxicos ao alto índice de suicídios na cidade de Fátima do Sul (MS). O mentor escolhido pelo Instituto para apoiar o trabalho de Marcelle foi o jornalista José Hamilton Ribeiro. A reportagem da premiada foi publicada pela Folha de S.Paulo no dia 17 de julho. Releia o trabalho de Marcelle: http://vladoherzog.blogspot.com/2010/07/jovem-jornalista-na-folha-de-s-paulo.html

Renato e Leandro desenvolveram um documentário para TV com o tema “Quanto vale um egresso?”. Apoiados pelo jornalista Dacio Nitrini, os dois jovens jornalistas mostraram a dura batalha pela reinserção na sociedade de pessoas que cumpriram suas penas no sistema prisional. O trabalho foi ao ar ontem pela TV Gazeta, veja aqui: http://www.youtube.com/watch?v=yvsHFJa5fWg

A inscrição pode ser individual ou em grupos de até três estudantes, com a participação de um professor na elaboração do projeto. É o próprio estudante quem define a mídia na qual o trabalho finalizado será veiculado.

Após a entrega das sugestões de pauta, uma banca julgadora formada por professores com profundo conhecimento acadêmico e da área jornalística irá julgar o material. Os dois melhores projetos serão escolhidos e apresentados ao público no dia 25 de outubro de 2010, no Teatro Tuca, durante a cerimônia de entrega do 32o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo