13/05/2016

Inscrições abertas para o 8º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão – 2016

Compartilhar:

Estudantes de jornalismo de todo o país têm até 12 de junho para se inscreverem no 8º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. Esta premiação é uma iniciativa do instituto Vladimir Herzog que procura incentivar jovens estudantes de Jornalismo a elaborar e desenvolver pautas jornalísticas relacionadas aos Direitos Humanos.

O tema escolhido para este ano de 2016 é A epidemia do vírus zika no Brasil e as consequências diretas e indiretas no cotidiano da população, especialmente das mulheres”.   A intenção é incentivar a criação de pautas e reportagens sobre a importância da atenção a ações de planejamento familiar e proteção à maternidade e à infância diante desse complexo cenário de epidemia e incertezas científicas. Busca também colaborar com a discussão sobre a autonomia reprodutiva das mulheres e a necessidade urgente de políticas sociais voltadas para as singularidades dos cuidados das crianças com síndromes neurológicas associadas ao vírus zika.

As inscrições são realizadas pelo site www.jovemjornalista.org.br e a participação pode ser individual ou em equipes de até três estudantes. Todos os projetos deverão contar, obrigatoriamente, com um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes. Além disso, os estudantes precisam especificar o tipo de veículo para o qual a matéria será produzida.

Seleção

O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira fase, será verificada a compatibilidade dos trabalhos aos pressupostos estabelecidos neste Regulamento.

Na segunda, a Comissão Julgadora escolherá dez propostas de pauta a serem desenvolvidas com recursos do Prêmio.

Desenvolvimento da pauta

Os estudantes ou equipes selecionados deverão produzir a matéria proposta na pauta entre os meses de julho e outubro de 2016, sob a orientação de um professor-orientador, assim como a de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. As matérias finalizadas deverão ser entregues até 08 de outubro.

 

Para baixar a íntegra do regulamento, clique aqui.

Informações e inscrições: www.jovemjornalista.org.br

Compartilhar:

Pular para o conteúdo