30/04/2014

Prefeitura paulistana promove educação em Direitos Humanos

Compartilhar:

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania  da Prefeitura de São Paulo realizou, nos dias 14 a 16 de Abril último, o I Seminário de Educação em Direitos Humanos.

O evento, destinado a valorizar e tornar público o compromisso da Secretaria com o trabalho educativo que se realiza nas escolas, contou com a participação de gestores das Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC)e da Educação (SME), especialistas e educadores vencedores do 1º Prêmio de Educação em Direitos Humanos (EDH) de 2013.

Estiveram presentes Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania; a secretária-adjunta da Educação, Joana Vilela, representando o secretário César Callegari; Fernando Almeida, da Diretoria de Orientações Tecnicas da SME;  Eduardo Bittar, Coordenador de Educação em Direitos Humanos da SMDHC; Maria Nazareth Zenaide Tavares, da Coordenação do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos do Paraná; e Joyce Anne Semmler, primeira colocada na categoria Unidades Escolares do 1º Prêmio de EDH.

Várias organizações da sociedade civil também participaram, como a Rede de Escolas da Cidadania de São Paulo (Celina Simões); Ação Educativa (Denise Carreira); e Núcleo de Trabalhos Comunitários PUC – São Paulo.

O seminário compreendeu conferencias e debates com educadores que são referência do sistema educacional, como as professoras Maria Victoria Benevides e Flavia Schilling, da Faculdade de Educação da USP e consultoras do projeto Respeitar é preciso!, desenvolvido pelo Vlado Educação, do  Instituto Vladimir Herzog .

Além das conferencias e mesas redondas, os participantes realizaram grupos de trabalho para troca de experiências e aprofundamento de idéias. Um ponto alto do evento foi a mesa redonda de apresentação dos trabalhos do 1º Prêmio de EDH pelos educadores vencedores nas diferentes categorias, que emocionou o público e transmitiu a necessária animação e certeza de que é possível e gratificante promover a Educação em Direitos Humanos nas escolas.
instituto_vladimir_herzog_l_seminario_1 instituto_vladimir_herzog_l_seminario_2

Compartilhar:

Pular para o conteúdo