20/06/2023

Evento celebra com música e gastronomia aniversário de Vladimir Herzog

Compartilhar:

Edição de Todo Mundo Tem que Falar (e Comer!) deste domingo (25) marcará os 86 anos do nascimento do jornalista

A Praça Memorial Vladimir Herzog / Espaço Cultural Elifas Andreato, localizada atrás da Câmara Municipal de São Paulo, receberá no próximo domingo (25) o evento Todo Mundo Tem que Falar e Comer!, promovido pelo Centro Cultural Elifas Andreato. A edição será especial, pois celebrará o dia 27 de junho, que marca os 86 anos do nascimento do jornalista Vladimir Herzog, que dá nome à Praça.

O evento, que ocorre sempre no último domingo do mês, terá início ao meio-dia com a apresentação musical do Grupo Inimigos do Batente e os convidados Enio Bernardes e Wilson Sucena.

A “Feijoada dos Amigos” será preparada por Sérgio Gomes, jornalista da OBORÉ – Projetos Especiais em Comunicações e Artes, e integrante do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog, Fernando Gomes, Maurício Scaf, Pola Galé e Ronald Sclavi. O momento gastronômico do evento pede apenas contribuição voluntária, sob o lema “quem pode, paga. Quem não pode, pega”, e tem início às 14h, logo após a apresentação de música.

Sobre a Praça

A Praça Memorial Vladimir Herzog / Espaço Cultural Elifas Andreato foi inaugurada no dia 25 de outubro de 2013, via o comitê de São Paulo da Comissão Nacional da Verdade. O passeio pelo local é também uma jornada pela história.

A Praça abriga o Espaço Cultural a Céu Aberto “Elifas Andreato” com três obras de arte: o mosaico que reproduz a tela “25 de outubro”, criada em 1979 pelo artista plástico Elifas Andreato, em repúdio à farsa, criada pelos militares, do suicídio de Herzog, a escultura “Vlado Vitorioso”, que retrata o jornalista celebrando a vitória contra a ditadura que o matou, e a réplica do troféu do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que desde 1979 reconhece os profissionais da imprensa que colaboram com a promoção da Democracia, da Liberdade e dos Direitos Humanos.

Ainda há no local a Banca Livraria dos Jornalistas “Vladimir Herzog”, assim batizada desde 27 de Junho de 2017, quando Vlado faria 80 anos, além da Escadaria da Liberdade, que possui 17 degraus com trechos da letra do Hino da Proclamação da República.

Serviço

Local: Praça Memorial Vladimir Herzog / Espaço Cultural Elifas Andreato, em frente ao Terminal Bandeira, atrás da Câmara Municipal)
Apresentação musical: partir das 12h
Feijoada dos Amigos: a partir das 14h

Contato

Lucas Barbosa – Instituto Vladimir Herzog: (48) 99123-8254/ [email protected]
Regina Diniz – CDI: (11) 98572-4041/ [email protected]

Compartilhar:

Skip to content