Pesquisar
Close this search box.

4ª Edição

| 2012

Até o dia 10 de setembro, estudantes de jornalismo de todo o país  inscreveram suas propostas de pauta sobre “As Comissões da Verdade no Brasil” no 4º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. As pautas selecionadas serão patrocinadas pelo Instituto Vladimir Herzog e a equipe que realizar a melhor matéria receberá um prêmio especial.

A inscrição pode ser individual ou em equipe de até três estudantes, com a participação obrigatória de um professor na elaboração da proposta. São os próprios estudantes que definem a mídia na qual o trabalho será produzido.

Uma banca julgadora formada por acadêmicos e jornalistas selecionará os melhores projetos de pauta, que serão apresentados ao público no dia 23 de outubro de 2012, em São Paulo, durante a cerimônia de entrega do 4º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão e do 34º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

A melhor matéria resultante dos projetos selecionados receberá um Prêmio Especial: a equipe realizadora e o professor orientador receberão uma viagem de quatro dias para Santiago, Chile, para visitar o Museu de la Memoria y los Derechos Humanos e outros lugares importantes que marcaram a história política desse país.

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão foi criado em 2009 com o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolver um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto até a realização final de uma reportagem. Tanto o processo quanto o produto são orientados por um professor da instituição de ensino do estudante e por um jornalista mentor designado pelo Instituto Vladimir Herzog, criador e organizador do Prêmio.

Trata-se de uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa, e a Vladimir Herzog, cuja vida foi dedicada a promover um jornalismo de qualidade, verdadeiro e, acima de tudo, responsável.

Sobre a Edição

1ª Roda de Conversa

Pela primeira vez na história de um prêmio de imprensa brasileiro, jornalistas se reuniram para conversar sobre o processo de criação de seus trabalhos premiados. A Roda de Conversa com os ganhadores e menções honrosas do 34º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos aconteceu no dia 23 de outubro, das 15h às 17h, no prédio novo da PUC-SP.

A mediação foi realizada pelos jornalistas Angelina Nunes, diretora da ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e editora-assistente do jornal O Globo, e Aldo Quiroga, professor da PUC-SP e repórter da TV Cultura. A concepção da Roda de Conversa e a coordenação geral foi do jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ. O propósito é colocar à disposição dos estudantes e estudiosos do jornalismo o conhecimento sobre métodos e procedimentos que estão “por baixo“ de algumas das reportagens reconhecidas como das mais importantes da imprensa brasileira.

Participaram Letícia Duarte, do Jornal Zero Hora, Murilo Rocha, do Jornal O Tempo, Maíra Heinen, da Rádio Nacional da Amazônia, Miriam Leitão e Cláudio Renato, do Globo News, Floriano Filho, Conchita Rocha e Bianca Vasconcellos, da TV Brasil/EBC, Sandra Alves, da Revista O Mensageiro de Santo Antônio , Yan Boechat,do Portal IG, Ismael Machado, do Jornal Diário do Pará, Fernando de Castro Lopes, do Jornal Correio Braziliense, Francisco França, do Jornal da Paraíba, Camila Rodrigues, do UOL e Eliana Victório, da TV Tribuna/Rede Bandeirantes.

Vencedores

Compartilhar:

Pular para o conteúdo