01/03/2014

Documentários do Resistir é Preciso

Compartilhar:

A Série de Documentários Resistir é Preciso… sobre a luta da imprensa contra a ditadura foi exibida na TV Brasil, em março e início de abril de 2014. 

O material, composto por 10 episódios, foi idealizado pelo jornalista Ricardo Carvalho, que pesquisou e entrevistou profissionais da comunicação que atuaram durante o período ditatorial, com o apoio de José Luis Del Roio e Vladimir Sacchetta.

Este é o primeiro documentário a abordar exclusivamente a relação da imprensa com a ditadura militar. O trabalho conta com depoimentos de jornalistas como Audálio Dantas, Juca Kfouri, Laerte, Raimundo Pereira, Paulo Moreira Leite, Bernardo Kucinsky, José Hamilton Ribeiro, entre tantos outros além de personalidades como Aguinaldo Silva, Ziraldo, Chico e Paulo Caruso. 

A Série de Documetários Resistir é Preciso… faz parte do projeto Resistir é Preciso…, iniciativa do Instituto Vladimir Herzog de criar um vasto acervo de histórias de pessoas, publicações e luta contra a ditadura militar.

Com produção-executiva de Clarice Herzog, Ricardo Carvalho, Vladimir Sacchetta e José Luiz Del Roio, o Resistir é Preciso é composto por 5 Projetos: Protagonistas desta História, As Capas desta História, Os Cartazes desta História, Exposição Resistir é Preciso e Documentário Resistir é Preciso. Além disso, traz um acervo único da Imprensa da Resistência, com fotos e histórias de publicações que circularam – publicamente ou de forma clandestina – durante o período militar. Outro ponto alto do Portal é uma Linha do Tempo que percorre os principais acontecimentos entre os anos de 1964 a 1979. 

Compartilhar:

Pular para o conteúdo