DOE AGORA

DITADURA MILITAR É FOCO DE ENCONTROS EM BIBLIOTECAS

DITADURA MILITAR É FOCO DE ENCONTROS EM BIBLIOTECAS

Os debates e encontros acontecem entre os dias 3 e 25 de maio em diversas bibliotecas públicas e pontos de leitura

Quarenta e nove anos após o golpe militar que depôs João Goulart, muito já se discutiu sobre os 21 anos da ditadura brasileira. A sociedade carrega até hoje marcas desse que foi o regime militar mais longo da América Latina. Para desvendar os seus pormenores, o Governo Federal finalmente criou, em 2012, a Comissão Nacional da Verdade, que completa, em maio, um ano de investigações e avanços simbólicos. Um deles foi a entrega da certidão de óbito corrigida de Vladimir Herzog, jornalista torturado e assassinado pelo regime.

Aproveitando que também se completa um ano da Lei de Acesso à Informação, e tendo em vista a importância de aprofundar as discussões sobre a ditadura, diversas bibliotecas e pontos de leitura promovem a programação especial “A Luta É Contínua”, com mesas-redondas e encontros com militantes e ex-prisioneiros políticos.

Em meio à extensa programação, a Biblioteca Pública Viriato Corrêa realiza dois debates. No dia 18, às 18h, acontece a mesa-redonda “Discutindo o Golpe de 1964: o que foi isso?”, com a presença da advogada Rosa Maria Cardoso da Cunha, membro da Comissão Nacional daVerdade, e do jornalista Renato Tapajós, ex-preso político. Ambos fazem uma análise de conjuntura sobre a deposição de Goulart. No dia 25, às 18h, o presidente da Comissão de Anistia e secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, encontra-se com o presidente do Núcleo de Memória Política de São Paulo, Alípio Freire. Em “Pós-ditadura: qual democracia?”, os convidados expõem o que ainda restou do período, trazendo uma abordagem mais atual ao tema.

Além de participar desse debate, Freire é um dos diversos resistentes à ditadura que contarão suas histórias de luta em meio ao conturbado período de repressão. Ao todo, são 28 convidados participantes dos encontros que acontecem durante todo o mês em 59 unidades.

Completa a programação uma mostra cinematográfica gratuita em cartaz na Viriato Corrêa e no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Entre os filmes exibidos está o longa dirigido pelo palestrante Alípio Freire, “1964 – Um Golpe Contra o Brasil”, de 2012.

Serviço: Diversas bibliotecas e pontos de leitura. De 3 a 25/5. Grátis.
Veja a programação completa no site abaixo.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
Tel.: 3397- 0050 ao 0055
E-mail: [email protected]
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cultura

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing