24/06/2021

Conheça as fotos e documentos inéditos do Acervo Vladimir Herzog

Compartilhar:

AVHTEX0064
Carteira de Identificação do Vlado como jornalista em Brasília
AVHFOT1498
Registro de Vladimir Herzog do cinegrafista do filme "Azyllo muito louco" de Nelson Pereira dos Santos, lançado em 1970 e adaptado da obra "O Alienista" de Machado de Assis.
AVHFOT1457
Ivo Herzog bebê recebendo beijo de Clarice Herzog sobre os olhares de Vladimir Herzog

Como parte da Campanha Duas vidas, uma só luta! que celebra os 84 anos de nascimento de Vladimir Herzog e o aniversário de 80 anos de Clarice Herzog, o Acervo Vladimir Herzog torna público 185 fotografias e 6 documentos de registro civil, totalizando 191 novos itens.

Entre os documentos de relevância histórica sobre Vlado estão sua certidão de nascimento, emitida em Osijek, ex-Iugoslávia, sua certidão de casamento, um RG, e uma carteira de imprensa para a cobertura da vinda do presidente da França ao Brasil, em 1964.

O Vlado cineasta aparece nos registros feitos durante a filmagem de Azyllo Muito Louco, longa metragem de 1970 dirigido por Nelson Pereira dos Santos, em Paraty (RJ). Nelson e Vlado se conheceram por volta de 1962, durante um curso promovido pelo cineasta sueco Arne Sucksdorff no Rio de Janeiro.

Outro registro precioso é uma foto tirada em 1963, na escola de cinema de Santa Fé, na Argentina, em que Vlado está ao lado do cineasta argentino Fernando Birri e do cineasta brasileiro e amigo Maurice Capovilla, ex-conselheiro do Instituto Vladimir Herzog que nos deixou em maio deste ano. 

Há também fotos da família Herzog na Iugoslávia e na Itália, em seu exílio durante a Segunda Guerra. Entre os itens familiares há imagens de Clarice Herzog e de uma festa de aniversário de André Herzog na casa da família na Rua Oscar Freire.

Convidamos a todas e todos a acessarem o Acervo Vladimir Herzog.

Sobre o Acervo Vladimir Herzog

Lançado em 2019 pelo Instituto Vladimir Herzog com apoio do Itaú Cultural, o acervo tem o objetivo de contribuir com a preservação da memória de Vladimir Herzog e da história de nosso país, mirando o fortalecimento da democracia e dos direitos humanos.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo