06/12/2018

Comunicadores de todo o Brasil se reúnem em São Paulo

Compartilhar:

Encontro Nacional de Proteção a Comunicadores reuniu dezenas de pessoas para discutir estratégias de defesa da liberdade de expressão.

Articular uma rede nacional de comunicadores que seja capaz de realizar ações concretas em prol da defesa da liberdade de expressão. Foi com este objetivo que pessoas do Brasil inteiro se reuniram no Encontro Nacional de Proteção a Comunicadores, promovido por Instituto Vladimir Herzog, Artigo 19, Repórteres sem Fronteiras, Intervozes e Abraji, em São Paulo.

Durante dois dias, mais de 60 comunicadores de todas as regiões do país debateram temas como a censura, a criminalização e a violência perpetrada contra aqueles que ousam denunciar abusos de poder e violações de direitos humanos, além da impunidade aos que ameaçam e cometem atos de violência contra o princípio básico e constitucional da liberdade de expressão.

O contexto político do país, de avanço das forças conservadoras, foi lembrado por Rogério Sottili, diretor executivo do IVH, na abertura do evento: “O governo que vem aí vê como inimigos os defensores da liberdade de expressão. Justamente por isso, precisamos estar cada vez mais juntos, mais articulados e um encontro como este é fundamental para nossas pretensões.”

A presença de pessoas de todas as regiões do país foi celebrada por Giuliano Galli, coordenador do evento: “A questão da violência a comunicadores é nacional, mas há muitas diferenças entre as realidades vividas por cada um. Nosso encontro foi efetivamente nacional e, graças a isso, foi possível aumentar a compreensão sobre a complexidade e as particularidades que envolvem este problema”.

O encontro teve ainda a presença de Juca Kfouri, conselheiro do Instituto Vladimir Herzog, que relatou a história de Paulo Cezar de Andrade Prado, blogueiro independente que está preso por conta de críticas ao apresentador Milton Neves, conforme nota de repúdio divulgada pelo Instituto Vladimir Herzog na semana passada.

O Encontro Nacional de Proteção a Comunicadores contou com o patrocínio da Embaixada do Reino dos Países Baixos e da Fundação Friedrich Ebert Stiftung, além do apoio da Human Rights Watch e do Itaú Cultural, que recebeu o evento. O compromisso é que no próximo ano aconteça uma nova reunião do grupo, em formato e local a serem definidos.

Confira aqui as fotos do evento:

Compartilhar:

Pular para o conteúdo