22/10/2015

Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo apresenta seu relatório final

Compartilhar:

Além da apresentação do documento, evento irá homenagear personagens importantes na luta contra a ditadura

Como parte das atividades para relembrar os 40 anos da morte de Vladimir Herzog, a Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo, que leva o nome do jornalista assassinado por agentes da ditadura em 1975, irá apresentar, no próximo dia 26 de outubro, o seu relatório final. A solenidade ainda irá contar com homenagens a diversas personalidades importantes na luta contra a ditadura. Entre elas estão Clarice Herzog, viúva de Vlado e presidente do Instituto Vladimir Herzog; Ana Dias, viúva de Santo Dias da Silva, operário morto pela Polícia Militar em 1979; e Josias Nunes de Oliveira, o motorista acusado de provocar um acidente que matou o ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Com a proposta de esclarecer os fatos ocorridos durante a ditadura militar brasileira, a Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog foi instaurada em 2012. Após um longo processo de apuração de materiais como áudios, vídeos e inúmeros documentos, além da sistematização desse conteúdo, a comissão poderá, finalmente, apresentar o relatório final desses trabalhos.

A instauração da Comissão Municipal da Verdade deu, de certa forma, continuidade ao processo iniciado em 1990, por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, para investigar as responsabilidades dos agentes públicos municipais nos crimes de ocultação de cadáver e desaparecimentos forçados na vala clandestina de Perus.

Relatórios anteriores da comissão revelaram, por exemplo, que a cidade de São Paulo abrigou os maiores centros de repressão do país e foi palco de graves violações de direitos humanos ocorridas durante o regime ditatorial.

Agora, após anos de investigações, a comissão irá se manifestar, oficial e historicamente, sobre os crimes praticados por agentes públicos e colaboradores civis durante a ditadura.

Serviço
Apresentação do relatório final da Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog
Data: 26 de outubro, às 19h
Local: Plenário da Câmara Municipal de São Paulo

Compartilhar:

Pular para o conteúdo