02/10/2012

Ciclo Memória e Verdade

Compartilhar:

A Fundação Carlos Chagas e o Instituto Vladimir Herzog lançaram o Ciclo Memória e Verdade, uma importante rodada de palestras com personalidades que vivenciaram o período de ditadura no Brasil. O ciclo é uma iniciativa do Projeto Livros Para Todos, criado pela Fundação Carlos Chagas com o objetivo democratizar o acesso aos livros, incentivando a leitura e ampliando os acervos de bibliotecas pelo País.

O evento teve início em Heliópolis, São Paulo, no Centro de Convivência Educativa e Cultural de Heliópolis, com projeção do filme Vlado, 30 Anos Depois, seguido de debate com o diretor João Batista de Andrade. No decorrer do mês, diferentes palestras e debates deram continuidade ao evento no mesmo local.

A principal missão do Projeto Livros Para Todos é disseminar a educação, a cultura e a História por meio do estímulo à leitura. Por isso, somamos ao Projeto mais esta iniciativa, que contribuirá para a complementação de conteúdo histórico e político para os brasileiros, tomando como referência acontecimentos da História recente do País”, declara Mariana Reimberg, gestora de projetos socioambientais da Fundação Carlos Chagas.

Ivo Herzog, diretor do Instituto Vladimir Herzog, lembra que a realização do ciclo de palestras será complementada pela doação do livro “As Capas desta História”, que traz à tona fatos e reflexões sobre o período da ditadura no País, para as caixas de livros do Projeto Livros ParaTodos. “Promover o resgate da memória e clarear fatos históricos de um País é um dos principais pilares para se construir uma sociedade mais justa e civilizada”, completa.

 

O evento contou com palestras de importantes personagens da História, conforme programação abaixo:

 31/8/12 – João Batista de Andrade (cineasta) – Diretor do filme Vlado, 30 Anos Depois

4/9/12 e 11/9/12 – Professor Mario Sérgio de Moraes (Doutor em História Social) – Contextualização do período da ditadura;

8/9/12 – Sérgio Gomes (jornalista) – A imprensa durante a ditatura

25/9/12 – Fátima Pacheco Jordão (socióloga) – A contribuição feminina no período da ditatura

2/10/12 – Dr. Marco Antonio Rodrigues Barbosa (advogado) – Direitos Humanos

Compartilhar:

Pular para o conteúdo