05/08/2021

Celebramos o centenário de Dom Paulo Evaristo Arns

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Comissão Arns e Instituto Vladimir Herzog promovem evento online para celebrar o centenário de nascimento do cardeal e arcebispo emérito de São Paulo Dom Paulo Evaristo Arns.

O evento terá a participação de pessoas que conheceram, conviveram e trabalharam com Dom Paulo como Margarida Genevois, presidente de honra da Comissão Arns e ex-presidente da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Ivo Herzog, presidente do Conselho do Instituto Vladimir Herzog e filho do jornalista Vladimir Vlado; José Carlos Dias, presidente da Comissão Arns e ex-ministro da Justiça; e Maria Victoria Benevides, socióloga, cientista política e professora titular da Faculdade de Educação da USP. A mediação será do jornalista Juca Kfouri, Jornalista e Conselheiro do Instituto Vladimir Herzog.

No Brasil, a atuação pastoral de Dom Paulo foi voltada aos habitantes da periferia, aos trabalhadores, à formação de comunidades eclesiais de base (CEB) nos bairros, principalmente os mais pobres, e à defesa e promoção dos direitos da pessoa humana. Ordenado sacerdote em 1945, foi estudar na Sorbonne, em Paris. Formou-se em estudos brasileiros, latinos, gregos e literatura antiga. Foi bispo e arcebispo de São Paulo entre os anos 1960 e 1970. Destacou-se por sua luta política contra as torturas praticadas pela ditadura, para que documentos não fossem eliminados, e também a favor do voto, no movimento Diretas Já. (Fonte: Memórias da Ditadura)

O evento online terá como objetivo lembrar o importante papel do “cardeal da resistência” na luta pelos direitos humanos no Brasil, desde a ditadura civil-militar, assim como analisar o cenário atual de retrocessos no país.

O debate poderá ser assistido ao vivo na próxima terça-feira, dia 10 de agosto, às 19h, na TV PUC-SP, no YouTube do Instituto Vladimir Herzog e no Facebook da Comissão Arns.

O evento faz parte da agenda de homenagens articulada pela Comissão Pró Centenário de Dom Paulo Evaristo Arns, junto ao Escritório Modelo da PUC-SP e a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias.

Entidades da Comissão Pró Centenário de Dom Paulo Evaristo Arns:

  1. Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (PROCRC) da PUC/SP
  2. Instituto Padre Ticão
  3. Pastoral Operária  
  4. Comissão de Justiça e Paz 
  5. Comissão Arns 
  6. Oboré
  7. Mandato da deputada federal Luiza Erundina 
  8. Instituto Vladimir Herzog
  9. Pacto Educativo Global
  10. ABI – Associação Brasileira de Imprensa
  11. ACAT Brasil
  12. Rede de apoio famílias de vítimas COVID 19

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Skip to content