14/12/2022

Câmara Municipal de Campinas congratula IVH por exposição ‘Vlado em família’

Compartilhar:

A Câmara Municipal de Campinas aprovou o Requerimento de Congratulação ao Instituto Vladimir Herzog (IVH) pela organização da exposição virtual Vlado em família, lançada no final de novembro. O requerimento nº 1937/2022 foi solicitado pelo vereador Paulo Bufalo (PSOL), presidente da Comissão de Cultura da Câmara. “Para nós, é uma honra conhecer um pouco mais do olhar intimista de Vladimir Herzog”, disse o vereador.

O requerimento destaca como é importante para o IVH “apresentar a sensibilidade de Vlado, seus interesses e projetos, além da já conhecida luta pela democracia e liberdade de expressão”, humanizando e mantendo vivo o legado de sua produção artística.

Sobre a exposição

Vlado em família é a terceira exposição virtual lançada em memória a Vladimir Herzog na plataforma Google Arts & Culture pelo Instituto Vladimir Herzog, com apoio da família Herzog e do Itaú Cultural.

A mostra traz um olhar do jornalista e cineasta para a intimidade, a partir do Acervo Vladimir Herzog, que possui mais de 2000 negativos, slides e fotografias de sua autoria. Segundo os curadores, Carolina Vilaverde e Luis Ludmer, “era inegável o prazer de Vlado por perenizar rostos e poses de esposa e filhos, mas não podemos deixar de notar igualmente que sua prática fotográfica não tem nada de ordinário”.

Outras duas exposições também estão disponíveis para visitação virtual na mesma plataforma: A Vida de Vladimir Herzog, que apresenta a trajetória do intelectual, jornalista e cineasta, no intuito de preservar seu legado, e Viagem a Canudos, um recorte das 206 fotografias tiradas pelo jornalista em pesquisa de campo na cidade de Canudos (BA), onde pretendia realizar um documentário retomando a história de Antônio Conselheiro.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo