04/12/2017

Audálio Dantas recebe Prêmio Averroes 2017

Compartilhar:

O jornalista Audálio Dantas será homenageado com o Prêmio Averroes – Pioneiro e Compartilhador neste sábado, dia 9, às 18h, nos Jardins de Soraya do Hospital Premier (Av. Jurubatuba, 461, Vila Cordeiro – São Paulo).

A homenagem, que neste ano enaltece o pioneirismo e a generosidade intelectual de Audálio Dantas, foi concebida em 2008 pela OBORÉ Projetos Especiais a pedido do Hospital Premier e conceituada pelo ativista e escritor ítalo-brasileiro José Luiz Del Roio. Mas ficou por conta do talento do artista plástico Jaime Prades a materialização de todos os conceitos e objetivos traçados para o troféu: uma premiação anual que reconheça o talento de pesquisadores, professores e profissionais em compartilhar conhecimento, em toda e qualquer área de atuação.

A peça, uma placa de aço-carbono oxidado dividida em duas partes, mede 33 x 24 cm. Foi trabalhada em cortes de grafismos vazados inspirados nos padrões florais em relevo das paredes da mesquita de Córdoba – o maior feito da cultura árabe na Espanha e símbolo do seu mais evoluído período. As letras vazadas correspondem a todas as maneiras de nomear “Averroes” no alfabeto latino e em árabe. Simbolizam a união do Oriente e do Ocidente na expressão da letra – a manifestação do intelecto pela linguagem.

Já foram homenageados com o Prêmio Averroes o médico Marco Tullio de Assis Figueiredo, pioneiro na implantação dos cuidados paliativos no Brasil (2008); a educadora Ausonia Donato, diretora do Colégio Equipe e pesquisadora da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (2009); Luiz Hildebrando Pereira da Silva, cientista, pesquisador e diretor do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (2010); a escritora e psicóloga social Ecléa Bosi (2011); o jornalista, professor e pesquisador Manuel Carlos Chaparro (2012); o médico bioeticista, pesquisador e professor José Eduardo de Siqueira (2013) e Leonardo Boff, teólogo brasileiro e escritor.

SERVIÇO
Entrega do Prêmio Averroes 2017 a Audálio Dantas
Data: 09/12
Horário: 18h
Local: Jardins de Soraya do Hospital Premier (Av. Jurubatuba, 461, Vila Cordeiro – SP)

Compartilhar:

Pular para o conteúdo